segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Afinal, o livre-arbítrio existe?



Está é uma visão calvinista e reformada, que segue os princípios da reforma protestante e seus respectivos reformadores. Muitas igrejas evangélicas no Brasil se dizem protestantes, mas não seguem as doutrinas e os princípios da reforma. Martinho Lutero, o grande nome da reforma protestante, era totalmente contra a existência do livre-arbítrio, em seu livro: “A escravidão da vontade”, ele se opõe totalmente a existência do mesmo. Precisamos trazer de volta, em tais igrejas, os princípios da fé reformada.

Serei breve, pois o tema em questão é amplíssimo e infelizmente, polêmico.

Vamos à pergunta: “O livre-arbítrio existe?” A resposta é NÃO! Os desejos e vontades do homem estão completamente voltados para aquilo que se opõe a Deus, é o que a teologia reformada chama de DEPRAVAÇAO TOTAL, o homem manchado pelo pecado original, é incapaz de conhecer Deus e relutante em buscá-lo, de forma que, se Deus não interferisse em suas vontades e escolhas (livre-arbítrio), o destino do mesmo certamente seria a morte e o inferno. [1]

O homem possui vontades próprias, como por exemplo, vontade de beber água, de se alimentar, de escolher uma roupa e etc. Nestas coisas Deus (TALVEZ) não interfere. Porém, quando diz respeito à salvação do homem, não a nada que o mesmo possa fazer e realizar por sí mesmo (digo em relação aos eleitos), o controle se volta totalmente para Deus, de forma que, Ele nos atrai de uma maneira irresistível, criando em nós uma vontade renovada, então, o que antes era indesejável torna-se altamente desejável, e voltamo-nos para Jesus da mesma forma como antes fugíamos dele.

A tradução da palavra “servo” no grego do Novo Testamento é “ESCRAVO”. O tradutor das escrituras achou o termo “escravo” muito forte, e optou por colocar “servo”. Mas somos escravos de Cristo (no bom sentido da palavra), possuímos nossos desejos e vontades outrora depravados, completamente regenerados no SENHOR, de forma que, tudo coopera para o Seu propósito soberano, é Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar, devemos estar seguros em Cristo, sabedores de que Deus opera em nós Seus decretos soberanamente pré-ordenados, tudo é para Ele e por meio dEle. [2]

Como bem disse Agostinho: "O homem é mais livre quando controlado apenas por Deus". E ainda, "Torna-me teu escravo, ó Deus, e então serei livre".

[1] “Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim". (Romanos 7.20)

[2] “Paulo, escravo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.” Romanos 1:1

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca


7 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo meu irmão! Simples e objetivo! O Homem não tem o poder de salvar a sí próprio. Graças a Deus por isso, pelo contrário estaríamos perdidos! Graças a Deus pela predestinação, a eleição, e por não termos de escolher se somos salvos ou não! Toda Glória a Ele!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor seja convosco!

    Deus ama a todos os homens de igual maneira?
    Resposta honesta com a bíblia: SIM!

    Deus é soberano e pode salvar a todos os que ele ama independentemente da vontade humana?
    De acordo com o irmão: SIM!

    Todas as pessoas serão salvas?

    Resposta honesta com a bíblia: NÃO.

    Por que?

    Aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  3. Caro Hamilton, saindo um pouco do assunto da postagem queria lhe pedir uma ajuda, ou melhor, uma informação sobre um livro. O amado saberia me dizer se o livro: Who moved stone? tem tradução para o português?

    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Paz seja convosco!

    Um Deus soberano faz o que quer inclusive criar pessoas livres. É claro que o homem caiu no pecado e após a queda passou esse mal para os filhos, no entanto, não estamos totalmente incapazes de escolher a salvação ou condenação e ISSO depende sim de nós. ISSO, é a escolha e não a salvação. A salvação é que não depende de nós, vem de Deus.
    O que nós não temos é a condição de nos justificarmos diante de Deus e pagar os nossos pecados que uma vez cometidos não voltam a trás. Mas a vontade de ter Deus conosco não perdemos totalmente de forma alguma, pois dEle temos o espírito de vida e nossa alma ainda é sedenta. A alma de todo homem.
    A questão é: Se na ausência de Jesus Deus tivesse feito a seguinte pergunta aos homens, mesmo que através de um profeta;
    Vocês querem ser purificados dos seus pecados e se tornarem meus filhos novamente?
    Ninguém do antigo testamento responderia que sim?
    Acredito que muitos responderiam que sim.
    Sendo assim todos eles já poderiam ser salvos?
    Minha resposta: NÃO.
    Pois eram livres apenas para aceitar o perdão de Deus escolhendo serem restituídos como filhos, mas não tinham mais condições de pagar por seus próprios pecados e nem de vencê-los na carne.
    Deste modo penso, pelas escrituras como um todo, que Deus soberanamente deu ao homem a liberdade de aceitá-lo ou rejeitá-lo, em Cristo.
    Ao Senhor seja a glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom!

      Não desejo criar um debate aqui sobre o assunto, por isso se houver uma nova manifestação de sua parte, gostaria que vc deixasse seu e-mail no final de sua colocação, que entrarei em contato assim que puder.

      Ponto 1 - Concordo com o irmão quando vc diz que Deus ama a todos os homens, a pergunta é: todos os homens amam a Deus? A resposta é não! O fato de Deus amar todos os homens não significa que este amor seja reciproco. Por isso nem todos os homens serão salvos, a doutrina do universalismo é anti-bíblica.

      Ponto 2 - "Um Deus soberano faz o que quer inclusive criar pessoas livres..." , depende do que vc entende por "livre". O homem é sim responsável por seus atos diante de Deus, o ap. Paulo diz que diante de Deus todos os homens serão indesculpáveis Rm 1. Porém, a vontade humana esta em conformidade com aquilo que já foi pre-estabelecido por Deus antes de todas as coisas, de forma que tudo aquilo que o homem faz, esta de acordo com o que já foi determinado por Deus, nada esta fora do controle do Criador, nada pode frustrar os Seus planos, é Ele quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar Fp 2:13-15.

      O homem é sim responsável por aceitar a salvação de Deus ou não, concordo contigo nesse ponto tbm, porem nem todos a aceitarão Jo 1:11-12. E os que a aceitarem, só a aceitarão pq receberão de Deus o desejo de se render.

      A bíblia é clara quando nos mostra que o homem é incapaz de conhecer ou escolher Deus por sí próprio, Jesus disse que as pessoas só iriam a Ele se pelo Pai fosse concedido Jo 6. O ap. João nos diz que se nós amamos a Deus hoje foi pq Ele nos amou primeiro 1 Jo 4:19. O que quero dizer é que se uma pessoa se achega a Deus hj, foi pq de uma forma ou outra Deus a atraiu, se um ser humano for capaz de amar Deus hoje, mesmo tendo sua natureza corrompida pelo pecado original, foi pq Deus o amou primeiro.

      Digo que, se Deus não interferisse nas escolhas humanas (livre-arbítrio), e simplesmente deixasse o homem seguir seu curso natural, sem nenhuma intervenção dEle, todos, exatamente todos morreriam e teriam seus destinos no lago de fogo e enxofre. Mas Deus, por Sua infinita misericórdia, decidiu escolher um grupo de pessoas, que assim como as outras, estavam condenadas a morte e ao inferno, e ofereceu-as a salvação por meio de Cristo (e Deus é mal por ter feito isso? Obvio que nao! Na verdade Ele é misericordioso, pois todos se, exceção, estavam sujeitos ao inferno, e mesmo assim Ele escolheu um grupo de pessoas, que igualmente estavam condenadas, e as salvou, através de Cristo - As consequências do pecado original são mais serias do que vc possa imaginar, louvado seja Deus pela Sua escolha de nos salvar!

      O fato de Deus escolher alguns para a salvação, não significa que Ele escolheu outros para a perdição, os outros simplesmente por suas depravações e iniquidades rejeitam tudo aquilo que esta ligado a Deus, simplesmente seguem o curso natural de todo homem. Vc tem que entender que existem pessoas que não dão a minima para o sacrifício de Cristo, e isso é uma afronta ao Deus Vivo, que o entregou por amor.

      Cristo não morreu para dar ao homem uma possibilidade de ser salvo, Ele morreu para salvar aqueles que o Pai lhes deu, por isso o ap. Paulo diz que Cristo se entregou pela "Igreja" Ef 5:25. E que aqueles que Ele escolheu, ele tbm glorificou (salvou) Rm 8.

      Graça e paz!


      PS: Ate onde eu sei, não existe tradução para o português de "Who Moved the Stone", e isso é lamentável, pois o testemunho do autor realmente é muito forte.

      Excluir
  5. Paz Senhor seja convosco!

    Ponto 1- Ora, se não há capacidade alguma de o homem escolher Deus ninguém em especial o escolheu como salvador livremente, e sim forçadamente o que para mim é uma clara demonstração de compulsão e não de amor do homem para com Deus. Nesse contexto eu penso: Se Deus ama a todos de igual forma e todos são incapazes de querer a ele livremente, por que não salvar a todos que ama e pode salvar?

    Por que o homem, que não veio para Ele, não o amou e os outros que serão salvos o amarão? Que amor é esse que os salvos têm e os outros não poderiam ter se, Deus assim quisesse?

    A resposta mais plausível é que o homem é livre para escolher a salvação ou para rejeitá-la, e isso só é possível se Deus não predeterminar tudo. Se Deus predeterminar tudo que o homem vai fazer e escolher como este homem pode ser livre? E se ele faz isso para uns por que não para os outros, se ele ama a todos? Só ama a Ele quem Ele quer que o ame não é verdade?

    Ponto 2- Não te entendo! Como um ser pode ser considerado responsável se tudo é determinado por Deus? Por que, de acordo com o vosso pensamento, da mesma forma que todos os não salvos, os salvos são incapazes de escolher por Deus livremente e só o escolherão por intervenção Divina. Portanto Deus poderia salvar os demais e não faz isso não sei por que, dentro do seu pensamento.

    Livre é aquele que pode escolher entre duas opções igualmente convincentes. Ainda que escolha a pior para o seu futuro eterno esta pessoa é livre para fazê-lo com suas escolhas na terra. O homem está seriamente afeado pelo poder destruidor e escravizador do pecado, mas ao ouvir o evangelho é livre para aceitá-lo. O evangelho é libertador para os que o escutam, pois o Espírito Santo convence a todo ouvinte da palavra, mas não converte ninguém que não tenha o escolhido livremente como Senhor. Ele apenas esclarece o homem da verdade, mas não impõe ela ao homem contra a sua capacidade de rejeitá-la.

    Eu tenho de entender que alguns não dão a mínima para o sacrifício de Cristo?

    Ora, mas os que Deus salvou também não davam até Deus se revelar e eles de forma compulsiva (irresistível). Por que dizer que os outros são merecedores de sua condenação nesse contexto? Os salvos nesse contexto são tão pecadores quanto os demais! Não foi por livre escolha de nenhum deles (salvos)!!

    Se Deus quisesse daria aos condenados o mesmo destino dos salvos. Ou não?

    Querido, saia dessa canoa furada!

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Paz seja convosco!

    Ia esquecendo do Email: anderson.ifce.7@gmail.com; ou anderson_os777@hotmail.com.

    ResponderExcluir