quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

05 motivos para crer na Eleição Incondicional



Para os calvinistas, a Eleição está baseada inteiramente na livre vontade de Deus e em seu propósito em favorecer àqueles que escolheu, em Cristo Jesus, antes da fundação do mundo. Assim, o pré-conhecimento de Deus está baseado em seu propósito, propósito pelo qual ele manifesta sua vontade soberana. 

Desde que o homem é incapaz de dar a vida a si mesmo, de abrir seus próprios olhos ou de ensinar a si mesmo a verdade espiritual. Deus é quem toma a iniciativa de eleger e agir em favor do homem. A obra da regeneração, portanto, precede a fé e o arrependimento e, por isso, é obra de Deus. Deus abre o coração do eleito e cria nele a capacidade de querer e de fazer o bem que agrada a Deus, pois, de outra maneira, ninguém seria capaz de crer!

Motivos para crer na Eleição Incondicional:


01 – É Deus quem escolhe, e não o homem

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Jo 15.16

Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.  At 13.48

Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa - o teu santo templo. Sl 65.4

...porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fp 2.13


02 – A eleição é baseada no propósito de Deus

...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,... Ef 1.11

...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,... 2 Tm 1.9


03 – Conhecimento baseado no propósito de Deus

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm 8.28


04 – O homem sendo incapaz, Deus precisa tomar a iniciativa

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo 6.44

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mt 11.27

...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hb 12.2

Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. At 16.14

Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Lc 17.5


05 – A vontade de Deus será realizada

...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Is 55.11


Por: Carlos Reghine
Fonte: TULIP – Os cinco pontos do Calvinismo à Luz das Escrituras


Nenhum comentário:

Postar um comentário