quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Óh, céus! Eu não fui predestinado, e agora?



É muito comum ouvirmos alegações contra os calvinistas do tipo: “então se uma pessoa deseja obedecer a Cristo e ser salva, mas não é predestinada, ela vai pro inferno?” ou, “fulano ou sicrano desejam muito servir a Deus, mas já que eles não são predestinados, do que adianta?”.

Calma lá, vamos por partes..

Um calvinista nunca dirá que fulano ou sicrano não podem servir a Deus pelo fato de não serem predestinados, até por que, somente Deus conhece de fato os que lhe pertencem. Uma pessoa que se utiliza de tal argumento contra um calvinista tem em mente das duas uma, ou ela não conhece nadica da doutrina reformada, ou então está jogando sujo, em uma tentativa inescrupulosa de tentar difamar a fé reformada.

Quando anunciamos o evangelho a uma pessoa, não perguntamos se ela é predestinada ou não, simplesmente apresentamos Jesus a ela; é um equivoco pensar que calvinistas só falam em predestinação, seria o mesmo que dizer que pentecostais só falam em dons espirituais e etc.

Se alguém deseja em seu coração seguir a Cristo, amém! Ela não passará por um interrogatório calvinista com o fim de sabermos se ela é de fato uma predestinada ou não. O que revelará isso serão os seus frutos, suas boas obras, que de antemão foram preparadas por Deus para que andássemos nelas (Ef 2:10).

Por isso uma pessoa, antes de vir a Cristo, não deve se preocupar com o fato de ser ela uma predestinada ou não; se ela sente em seu coração o desejo de estar com Deus e andar com ele, então, provavelmente ela faz parte do rebanho de Cristo, o qual, pela sua graça e o seu amor, a conduzirá dia após dia ao caminho de Seu prazer. Pois este mesmo Deus que conhece, predestina, e aos que predestina, chama, e aos que chama, justifica, e aos que justifica, glorifica (Rm 8:29-30).

O Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16). E o testemunho do Espírito vai muito além de um mero achismo ou especulação, até por que, se perguntarmos a qualquer pessoa que acredita em Deus se ela tem a certeza de ser filha(o) de Deus, ela dirá que sim. O testemunho do Espírito com o nosso espírito ultrapassa a barreira do achismo e da pseudo-certeza, pelo contrário, é um testemunho que trás gozo e alegria a nossa alma, é a voz suave de Deus dentro de nós nos chamando de filhos, e filhos amados; os filhos de Deus jamais serão órfãos, pelo contrário, eles têm um Pai pra toda a eternidade. 

E a beleza de tudo encontramos nisso, no fato de Deus ter nos amado e se entregado por nós enquanto ainda éramos pecadores [1], trazendo sobre nós a certeza de que Ele é poderoso para nos guardar de tropeçar, e nos apresentar irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória [2].

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 1:25

[1] Romanos 5:8
[2] Judas 1:24


Nenhum comentário:

Postar um comentário