quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Deus que surpreende



Quando Jesus está presente tudo pode acontecer. Um paralítico desenganado há 38 anos pode voltar a andar (Jo 5:1-15), um cego de nascença pode ver a luz (Jo 9:1-12), uma mãe que iria deixar seu filho falecido no cemitério pode voltar com ele vivo para casa (Lc 7:11-17), e etc.

De fato, servimos a um Deus que surpreende. Não são uma ou duas passagens nas escrituras que nos mostram a maneira inesperada de Deus agir, mas várias. Quando ninguém menos esperava, Deus ia lá e fazia as coisas acontecerem. Veja algumas ocasiões:

"E DE REPENTE veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados." Atos 2:2

"E DE REPENTE sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." Atos 16:26

"Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, DE REPENTE me rodeou uma grande luz do céu." Atos 22:6 

"E, DIZENDO PEDRO AINDA ESTAS PALAVRAS, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra." Atos 10:44

Note como as escrituras nos mostram que todos estes episódios aconteceram de forma repentina, inesperada. Deus sempre surpreendeu e sempre surpreenderá aqueles que O amam, e isto é no mínimo motivacional.

Sabe aquela oração que parece não ter resposta? Ou o silêncio de Deus que parece não ter fim? Então, quem sabe hoje não é o dia do "de repente" de Deus na sua vida.



sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Não vos entregueis a inquietações." Lc 12:29



Aquele que nunca passou por momentos turbulentos na vida, que atire a primeira pedra! É comum do ser humano se preocupar e se inquietar com várias coisas; mas, até que ponto o que é secundário está tomando a primazia em nossas vidas?

É maravilhosa a simplicidade com que podemos viver; então, por que dar a alimento, roupa e etc., uma proeminência tão grande e desnecessária em nossas vidas? Deus conhece muito bem nossas necessidades, Ele sabe muito bem do que precisamos (Lc 12:30); e assim como Ele alimenta os corvos e veste as ervas do campo, assim também Ele nos vestirá e nos sustentará, em todas as nossas necessidades. (Lc 12:27-34; Sl 23:1)

O segredo de tudo está em priorizar Deus, está no ato de deixar o mundo e todos os seus prazeres como secundários, irrelevantes. Parafraseando Jesus eu poderia dizer: Busquem a Deus, priorizem Deus, e todas as coisas secundárias vos serão acrescentadas.

Não podemos nos deixar vencer pelos ventos da vida, não podemos, inclusive, deixar com que os problemas e as inquietações da vida tirem de nós o nosso foco em Deus. Em meio aos problemas, Jesus nos dá uma dica: “Não se perturbe, creia em Deus, e creia também em mim.” (Jo 14:1). Você já percebeu que para cada palavra contrária nas Escrituras, existe um livramento? Observe:

Palavra contrária: “Muitas são as aflições do justo”; (Sl 34:19)
Livramento: “Mas o Senhor o livra de todas”; (Sl 34:19)
Palavra contrária: “No mundo tereis aflições”; (Jo 16:33)
Livramento: “Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”; (Jo 16:33)
Palavra contrária: “O choro pode durar uma noite”; (Sl 30:5)
Livramento: “Mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5); e etc.

O consolo de Deus para com seus filhos é este: Ele não nos deixou órfãos, Ele é presente para nos livrar, nos cuidar, e nos proteger; e também para nos corrigir e nos repreender quando preciso for, pois Ele faz isso com aqueles que ama. (Hb 12:6)

Aquiete-se, não se turbe, nem se perturbe. Lance diante de Deus as suas ansiedades, e Ele cuidará de ti. (1 Pe 5:7)