quarta-feira, 14 de junho de 2017

Em vão vigiam, se o SENHOR não guarda



“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmos 127:1

Muitas pessoas estão fazendo de suas casas verdadeiros presídios, por medo da violência. Fortunas são gastas com a construção de muros, torres, cercas elétricas e etc. Nações inteiras tem gasto rios de dinheiro para reforçarem os seus exércitos com o receio de uma guerra iminente. O pânico tem falado tão alto no coração de alguns, que muitos sequer saem de casa com medo de serem assaltados, mortos ou feridos física/emocionalmente de alguma maneira. E a pergunta que fica é: de que isto tem adiantado?

“Fortalezas” são invadidas e saqueadas diariamente. Casas e condomínios, por mais seguros que pareçam ser, estão sendo arrombadas e saqueadas todos os dias, de forma que não é preciso sair de dentro de casa para se tornar uma vitima deste mundo cada vez mais corrompido e depravado. Uns tem buscado forças em cavalos, outros, em cavaleiros, e o temor ao SENHOR tem sido deixado de lado.

Em vão edificam casas, se o SENHOR não as edifica. Em vão vigiam, se o SENHOR não guarda. Não temam o mundo e o que nele há. “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.” (Mt 10:28)

Que a nossa segurança não venha estar em muros ou fortalezas, em carros ou em cavalos, mas no SENHOR. Que nossas palavras venham refletir as do salmista: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Sl 91:2)

Salmos 121

1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
4 sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Por Hamilton Fonseca

quinta-feira, 8 de junho de 2017

TUDO POR JESUS, NADA SEM JESUS!



”E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” At 4:12
Não há outro nome pelo qual devamos ser salvos. Somente o nome de Jesus tem o poder de reconciliar o homem com Deus. Somente em Jesus temos salvação. Não existe outro caminho, não existem atalhos, não existe nada fora de Cristo que nos leve a Deus.
Solus Christus – Da mesma forma que não existe salvação fora de Jesus, também não existe outro mediador entre Deus e o homem que não seja Jesus: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Tm 2:5.
Não devemos dirigir as nossas orações/adorações a nenhum outro que não seja Deus, e só devemos nos achegar a Deus através de Jesus Cristo, e nenhum outro. Pois não existe salvação fora de Jesus, e não existe outro mediador entre Deus e os homens que não seja Jesus. Nem Maria, nem Pedro, nem Paulo, nem ninguém, só Jesus Cristo.
A Jesus Cristo, e somente a Jesus Cristo, seja a honra e a glória, para sempre e sempre, amém!

Por Hamilton Fonseca

QUE DIREMOS, POIS, EM VISTA DESTAS COISAS?



Não existem palavras ou expressões, em qualquer língua ou dialeto, ou qualquer outro meio de comunicação existente, que expressem o infinito amor pelo qual Deus nos amou. O amor de Deus foi uma ação, e não uma reação, pois Ele nos amou primeiro (I Jo 4:19). Deus se fez homem, se fez servo, se esvaziou a si mesmo, e se entregou por aqueles que eram seus inimigos, para poder fazê-los seus amigos, mais que isso, para fazê-los filhos, e filhos amados (Rm 5:10, Jo 1:12). Isto é escândalo e loucura para os que perecem, mas para nós é o poder de Deus. (I Co 1:18)
O mundo não sabe o que perde, ele não conhece este amor, nem jamais o conhecerá. Felizes são aqueles que conhecem este amor, felizes são aqueles a quem Deus se revelou, aqueles a quem Ele se permitiu encontrar.
Maravilhoso amor! Incomparável amor! Que diremos, pois, diante destas coisas? O que fazer? Para onde ir? Se só Ele tem palavras de vida, e vida eterna. Que outro caminho seguir se só Ele é o caminho? Como não amar a quem tanto nos amou? Como não se entregar a quem por nós se entregou?
Jesus, constrangido estou; não sou digno de tamanho amor, não mereço teu imenso perdão, porém, grato sou, visto que me compraste e me justificaste mediante a minha fé em ti, fé esta, que até mesmo tu me deste, nada é meu, tudo é Teu; grato sou. Grato sou.

Por Hamilton Fonseca 


“A LETRA MATA” (TEOLOGIA, PARA ALGUNS) É O PIOR CONSELHO QUE O DIABO PODERIA TE DAR!



A distorção desta passagem bíblica tem levado muitos cristãos ao erro; muitos tem se deixado enganar por lobos em pele de ovelha simplesmente por não dedicarem diariamente uma parte do seu dia para estudar as escrituras, sob o argumento de que “a letra mata”, uma referência à passagem de II Co 3:6. Este é um argumento utilizado por pessoas preguiçosas e sem zelo nenhum pelas Escrituras, e Deus não tem parte com os preguiçosos (Pv 6:6), nem com aqueles que negligenciam a Sua Palavra: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (Jo 5:39).
Muitas das vezes estas distorções vêm de cristãos verdadeiros, que são sinceros diante de Deus, porém, que de alguma forma se deixaram levar pela falsa interpretação desta passagem. A “letra” dita pelo apóstolo Paulo aqui nada mais é que a antiga aliança, a lei de Deus que veio escrita em pedras (II Co 3:7). Esta “letra” mostrou ao homem o seu pecado e a sua incapacidade de poder cumprir as exigências de um Deus Justo, porém Cristo veio e cumpriu a lei de Deus em sua totalidade, satisfazendo a justiça de Deus. Jesus nos justificou nEle pela fé e nos livrou do peso da lei, vindo por meio dEle um “novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” (II Corintios 3:6). Em Jesus a justiça de Deus é revelada pela fé, de modo que o justo viverá pela fé (Rm 1:17). Não estamos mais debaixo da lei (Gl 5:18).
A lei de Deus é boa, não é esta a questão aqui, tudo vai de como a entendemos e a usamos, pois como bem disse M. Henry: “até o Novo Testamento será uma letra que mata se for mostrado somente como um sistema ou forma, e sem a dependência do Espírito Santo para dar poder vivificador”.
Negligenciar a Palavra de Deus é o mesmo que negligenciar o próprio Deus: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6  
Não caia neste engano, não seja preguiçoso. O estudo da Palavra de Deus trás vida e não morte, se usado na total dependência do Espírito Santo.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Timóteo 2:15
“BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1:1-2)
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4:12)
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:11)
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105)

Por Hamilton Fonseca