O que você faria se visse um homem todo ensanguentado e ferido por golpes de chicote, sentenciado como um criminoso, abandonado pelos próprios discípulos, e enfrentando o pior tipo de punição de sua época? Um homem que estivesse sendo escarnecido por todos a sua volta, e tendo a sua face repleta do cuspe de seus algozes? Alguém que estivesse bem ali, do seu lado, pendurado em uma cruz e experimentando a mesma sentença de morte que você? O que você faria? Você conseguiria reconhecer o Salvador do mundo se ele estivesse nestas condições diante dos seus olhos?
Por trás de todo este cenário, o ladrão arrependido conseguiu encontrar um rei, um doce Senhor, alguém que possuía um reino eterno e celestial. Ele conseguiu olhar para além do que os seus olhos estavam vendo naquele momento e dizer: Ó, grande Rei, “lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” (Lc 23:42)
Que maravilhoso exemplo! Que fé extraordinária! Que nossos olhos sejam capazes de sobrepujar o que estiver diante deles. “Bem-aventurados os que não viram e creram." (Jo 20:29)
O QUE JÁ FOI DITO A SEU RESPEITO? (Citações)
“Desde a criação do mundo, jamais houve um exemplo tão marcante e admirável de fé como este.” (CALVINO, João. Commentary on the Gospels. St. Andrews Press)
“Uma grande fé que é capaz de ver o sol por detrás de uma nuvem tão densa, que descobre um Cristo, um Salvador, por detrás de um Jesus crucificado, desprezado, escarnecido e pobre, e O chama de Senhor; uma grande fé que podia ver o reino de Cristo através da cruz, do sepulcro e da morte, e onde não havia sequer um pequeno sinal de um reino, e ora para ser lembrado naquele reino...” (LIGHTFOOT. “Sermon”, 1684).
“Ele O viu pendurado e, ainda assim, O chamou de Senhor. Ele O viu morrendo e, ainda assim, falou sobre o seu reino. Ele sentiu que estava morrendo e, ainda assim, falou sobre ser lembrado no futuro. Ó fé, mais forte do que a morte, que pode olhar para além da cruz e ver uma coroa, para além da decomposição e ver a possibilidade de ser lembrado para a vida e a glória!” (Bispo Hall)
*As citações acima foram extraídas do livro (Santidade: sem a qual ninguém verá o Senhor). RYLE. J. C. 2. ed. São José dos Campos: Fiel, 2016.
Por Hamilton Fonseca