segunda-feira, 26 de julho de 2021

NÃO EXISTE EVANGELISMO INÚTIL!



"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." (2Co 2:15)


É comum vermos cristãos acharem que estão dando murro em ponta de faca por não verem ninguém vindo a Cristo por meio de seu testemunho e evangelismo pessoal. Eles possuem a falsa ideia de que o seu trabalho só será frutífero e proveitoso caso façam algum prosélito, mas essa não é a dinâmica do Reino. Sua palavra terá cheiro de vida para uns (os que serão salvos), e cheiro de morte para outros (os que rejeitarem), de uma forma ou de outra ela será eficaz, ela cumprirá o seu propósito; o testemunho de um santo está bem longe de ser algo inútil, Deus cumpre os Seus desígnios através dos Seus vasos de barro (2Co 4:7), trazendo tanto vida e salvação quanto juízo e condenação. 


Talvez lhe pareça estranho o fato de Deus estar te enviando para trazer condenação e juízo sobre aqueles que rejeitam as boas-novas, mas esse é um dos meios que o Eterno usa para cumprir os Seus decretos. Veja bem, quando Jesus enviou discípulos para anunciarem o Reino de Deus, ele os deu uma instrução bem clara, que dizia: "Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós." (Lc 10:5-6). A paz oferecida pelos discípulos repousaria sobre aqueles que a recebessem de bom grado. Porém, quando suas palavras fossem rejeitadas, mais do que isso, quando os próprios discípulos fossem rejeitados em alguma cidade, Cristo disse: "Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai:  Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros… Digo-vos  que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade." (Lc 10:10-12). Jesus disse que aqueles que rejeitassem seus discípulos e a mensagem que eles traziam estariam praticando um pecado mais grave do que os que haviam sido praticados em Sodoma, e que inclusive haveria menor rigor para Sodoma do que para aqueles que haviam rejeitado a mensagem de seus discípulos.


Quando Jesus ordenou o seu famoso “Ide”, tão lembrado nas campanhas de evangelismo, ele não mostrou apenas um lado da moeda, ele não disse em momento algum que o “ide” visaria apenas a salvação dos perdidos, não, muito pelo contrário, o que ele disse foi: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Mc 16:15-16)Mesmo que você não seja um adepto do final longo de Marcos, isso não mudaria nada, o que temos aqui pode facilmente ser encontrado em todo novo testamento. Veja Lc 10:10-12, Jo 3:18, Jo 3:36, 1 Jo 5:12, Jo 5:24, Jo 12:48, 2Co 2:15-17 e etc.


A proclamação das boas-novas são cheiro de vida para uns e cheiro de morte para outros. A palavra do Deus Eterno e de Seu Filho, dispensada através dos vasos de barro que Ele incumbiu dessa missão, não volta vazia, ela traz vida, mas também trás morte, trás salvação, mas também trás juízo. Deus usa Seus santos com o fim que Lhe convém. Por isso, não se desanime com a jornada, esqueça os números, a matemática de Deus não funciona dessa forma. Pregue, proclame, e tenha a certeza de que o decreto Divino estará sendo eficaz através da sua vida, Ele está te usando não apenas para trazer Sua maravilhosa salvação, mas também para estabelecer o Seu juízo sobre aqueles que rejeitarem a gratuidade do amor que Ele oferece por meio de Seu amado Filho.


Por Hamilton Fonseca