Muitos arminianos vivem nos questionando sobre o fato de Deus desejar a salvação de todos os homens, e não somente de alguns. Geralmente, eles se utilizam de passagens como: 1 Tm 2: 3-4; Ap 3, 20; Tito 2:11-14, e etc.
Costumamos responde-los de acordo com o contexto e a maneira que a palavra “todos”, mundo” e etc., geralmente são utilizadas nas Escrituras.
Por exemplo, quando um pai de família acompanhado de sua esposa e seus dois filhos, diz: “TODO MUNDO entre no carro agora!”, ele está dizendo para todas as pessoas do mundo entrarem no seu carro ou somente para os de sua família, que se encontram com ele? A resposta é óbvia, não?!
Martyn McGeown diz:
“Considere Mateus 10:22 (“odiados de todos sereis”), João 3:26 (“e todos vão ter com ele”), Atos 19:19 (“trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos”) e Romanos 16:19 (“quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos”). Nessas passagens, “todos” não pode ser tomado como significando a raça humana inteira. Similarmente, “todo o que” significa “todos aqueles que…”. Não significa todo o mundo. “Todo o que nele crê” (João 3:16, RA) significa todos aqueles que crêem, ou “todos os crentes.”
Para não me prolongar muito, irei analisar somente uma passagem das várias que são utilizadas por arminianos de todo o mundo, vamos ao texto:
“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:3-4
Será que o apóstolo Paulo está querendo dizer neste texto que Deus deseja que “todos” os homens, sem exceção, sejam salvos? Vamos analisar o contexto desta mesma passagem:
Observem o que o apóstolo nos diz no primeiro versículo: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens...” 1 Timóteo 2:1 – Paulo inicia o texto recomendando que tanto as orações quanto intercessões, súplicas e ações de graças sejam feitas por “todos” os homens. Mas, quem são “todos os homens” citados por Paulo aqui? Veja o que ele diz no versículo 2: “pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.” 1 Timóteo 2:2
Observe que Paulo nos mostra quem são estes “todos” que ele menciona no verso 1, ou seja, as orações devem ser dirigidas não somente a cristãos simples ou a pessoas sem influência governamental, mas também “pelos reis e por todos os que exercem autoridade...” (v. 2), e pra quê isso? Paulo continua dizendo: “para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.” 1 Timóteo 2:2
Note que as orações, súplicas e etc., mencionadas no versículo 1, não estão relacionadas a salvação, mas a “uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (v. 2). Paulo recomenda que as orações sejam também dirigidas aos reis e as autoridades para que Deus, pela sua graça e misericórdia, venha atuar através dos mesmos, de forma que todos venham ter "uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" (v.2).
Dito isto, Paulo inicia o verso 4 dizendo: “que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:4 – Ou seja, conforme vimos acima, o apóstolo não está se referindo a todas as pessoas sem exceção, mas sem DISTINÇÃO. Isto é, Deus deseja a salvação de todas as pessoas, quer sejam elas gregas, judias, pessoas simples ou até mesmo reis e autoridades (v. 2). É o que João frequentemente diz em Apocalipse: “Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas...” (Ap 7:9). Ou seja, se trata de uma salvação sem distinção, e não sem exceção.
Devemos analisar o texto dentro de seu contexto, um Deus que deseja que todos sem exceção se salvem, sendo que as Escrituras nos dizem que nem todos serão salvos, é um “Deus” meia boca, que tem seus sonhos e desejos frustrados, tipo aquele apresentado pelo cantor gospel Thalles Roberto, na canção "filho meu", um "Deus" que vive levando "portada na cara" e choramingando pelos cantos pelo fato de ser rejeitado; e tudo isso por quê? Pelo simples fato de alguns não desejarem a salvação, segundo os arminianos.. Tá bom, sei..
O que será que os tais têm a dizer sobre passagens como:
“Pois ele carregou o pecado de MUITOS, e intercedeu pelos transgressores.” Isaías 53:12 – Cristo carregou o pecado de MUITOS, e não todos.
“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou A IGREJA e entregou-se a si mesmo por ela.” Efésios 5:25 – Cristo se entregou pela IGREJA, e não por todos.
“E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de MUITOS.” Marcos 14:24 – O sangue de Cristo foi derramado em favor de MUITOS, e não todos. Ele não foi derramado em vão.
“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará O SEU POVO dos seus pecados". Mateus 1:21 – Cristo deseja a salvação do SEU POVO, e não de todos.
“Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate POR MUITOS". Mateus 20:28 – Cristo deu sua vida em favor de MUITOS, e não todos.
Como bem disse James M. Boice:
Como bem disse James M. Boice:
“Cristo pretendia fazer da salvação algo não mais que possível? Ou Ele realmente salvou aqueles por quem ele morreu? A teologia reformada acentua que Jesus realmente fez propiciação pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera. Ele realmente aplacou a ira de Deus para com o seu povo, assumindo sua culpa sobre si mesmo, redimindo-os verdadeiramente e reconciliando verdadeiramente aquelas pessoas especificas com Deus."
Soli Deo Gloria!
Por Hamilton Fonseca
Isto é um fato assim como diz Deus amou o mundo de toda a maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna ele amou as pessoas do mundo sem distinçao de serem judeus mas sabemos que essas pessoas são os escolhidos João 13:1 os seus que estavam no mundo.
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