quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O DEUS DAS GENTALHAS

 



“O SENHOR não vê como o homem vê.” (1Sm 16:7)


Ninguém é capaz de prever qualquer ato ou escolha Divina com base na ótica humana. Se você pudesse escolher uma centena de homens para compor o seu exército, certamente você escolheria os mais capazes, física e emocionalmente. Você provavelmente seria levado a escolher homens robustos, destros e sagazes; Diferentemente de você, quando Deus quis intimidar todo um exército inimigo, ele escolheu 4 incríveis e franzinos leprosos, que botaram pra correr todo um arraial de Sírios (2Rs 7). “Deus não vê como o homem vê”.


Quando olhamos o currículo dos discípulos que Jesus escolhera para si, encontramos ali 5 doutores da lei, 5 escribas e 2 fariseus da elite judaica, certo?! Obviamente que não! Jesus escolheu em sua grande maioria pessoas simples, pescadores, homens comuns do cotidiano local, o “povão”, como diriam alguns. “Deus não vê como o homem vê”.


Os olhos humanos desprezam aquilo que Deus procura. Provavelmente você já desprezou alguém que faz os olhos de Deus brilhar, talvez você seja um crente “dona Florinda”, que não se mistura com as gentalhas. Caso você seja esse tipo de pessoa, sinto em lhe informar, mas Deus curte o que você despreza. Não é com esse tipo de mentalidade que você achará graça aos olhos de Deus, ou você não sabia que Deus também está a procura de pessoas? Da mesma forma que você procura pessoas para se relacionar, Deus também procura adoradores (Jo 4:23).


“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.” (1Co 1:27)


E você sabe porque Deus faz isso? Sabe porque Ele gosta daquilo que o homem despreza? “Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (1Co 1:29)


Quer escolher os melhores como amigos? Quer estar sempre no meio da elite? Quer dar uma festa e convidar só aqueles que podem te retribuir o favor de alguma maneira? Balela! “…chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado…" (Lc 14:13-14). 


Você não se sentirá confortável entre os eleitos de Deus com essa mentalidade, e se assim for, o céu talvez não seja o lugar ideal para você. Espero que você mude, caso seja esse tipo de pessoa. Espero que os seus olhos sejam como os de Deus. Espero, em Cristo, que você encontre contentamento e alegria no “Deus das gentalhas.” 


Por Hamilton Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário