"Tudo isso, porém, será apenas o começo das dores de parto." (Mt 24:8)
“Guerras, terremotos e catástrofes sempre existiriam desde quando o mundo é mundo”, dizem alguns, e eles não estão errados. A humanidade sempre passou por maus bocados, mas existe algo que deve ser considerado. Jesus comparou os eventos dos últimos dias como “o princípio das dores” (Mt 24:8), literalmente como “dores de parto”. Todos os cataclismos que sempre temos visto, nunca foram o fim, mas sim uma evidência de que ele virá. Da mesma forma como em um parto o intervalo entre as contrações são cada vez menores a medida que o nascimento se aproxima, assim também no mundo a intensidade e a quantidade de cataclismos serão cada vez maiores, até o dia em que culminará com a consumação do século.
Um trabalho que contou com a colaboração do “Belgium’s Centre for Research on the Epidemiology of Disasters” registrou um aumento de quase 75% no número de desastres naturais nas últimas duas décadas. Relatórios da ONU alertam sobre o aumento da fome no mundo, que já vinha em uma crescente e disparou ainda mais devido a pandemia. Não bastasse isso, guerras, rumores de guerras e conflitos pelo mundo tem sido cada vez mais frequentes. Enquanto vivemos sobre o medo de uma terceira guerra mundial com os episódios envolvendo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, várias outras regiões do mundo estão enfrentando sérios conflitos, como a Etiópia, o Iêmen e o Haiti, por exemplo.
Desde 2020 o mundo vem enfrentando uma pandemia assustadora que já ceifou a vida de milhões de pessoas. E novos surtos, como os de Shanghai, na China, tem preocupado ainda mais as autoridades globais. Para piorar ainda mais o cenário mundial, surtos de gripe aviária estão sendo registrados com cada vez mais frequência, com o CDC já relatando o primeiro caso de H5N1 no estado do Colorado, nos EUA.
Poderíamos ficar aqui por mais um bom tempo trazendo casos e mais casos, dados e mais dados das tragédias, dos conflitos e das dores que o mundo vem experimentando de forma escalonada, e eu nem cheguei a entrar nas questões de inflação, da escassez de recursos diversos e das taxas de juros que estão ficando cada vez mais fora de controle. A inflação e a escassez trazidas pelo terceiro cavaleiro no livro de apocalipse aumentou o preço do trigo, dentro do contexto da passagem, em até 1.500%, basicamente os homens trabalhavam apenas para poder comer, e isso quando era possível (Ap 6:5-6). Novamente, inflação e escassez sempre existiram na história do mundo, mas a medida que os gemidos da terra se tornam cada vez mais intensos e frequentes (Rm 8:22), somando isto aos eventos que ainda nos esperam, tudo o que já vimos e temos visto não se compararão com o que ainda estar por vir. Nosso contexto mundial a cada dia que passa tem tentado sufocar cada vez mais a verdade e a liberdade das pessoas, chamando de bom aquilo que Deus chama de mal e de mal aquilo que Deus chama de bom (quem lê entenda). Is 5:20-22
Tudo o que você tem visto no mundo até agora não chegará nem perto do que nos espera. Eu não quero te assustar com tudo o que estou escrevendo aqui, mas o medo ou a negação da realidade não anulará o que já foi escrito e determinado antes do mundo ser mundo. Um falso alívio repousará sobre os homens um pouco antes do início derradeiro da consumação, pretensas soluções e esperanças acalentarão o coração dos homens, trazendo sobre eles uma pseudo sensação de bem-estar e segurança. Mas quando eles menos esperarem, as máscaras do engano irão cair, e as engrenagens do fim irão iniciar a todo o vapor. "Quando as pessoas disserem: ‘Tudo está em paz e seguro’, então o desastre lhes sobrevirá tão repentinamente como iniciam as dores de parto de uma mulher grávida, e não haverá como escapar." (1Ts 5:3)
O intervalo entre as contrações estão ficando cada vez menores, o fim nascerá a qualquer momento. E o curioso (não para aqueles que conhecem as Escrituras), é que as pessoas parecem não estar nem aí para isso, suas mentes estão completamente anestesiadas e adormecidas para todo este cenário que vem se erguendo ao redor delas. Elas continuam comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento (Mt 24:38). A mesa está posta diante delas, mas elas dizem que a festa não pode parar. Estes são os que serão pegos de surpresa (Ap 3:3), serão despertados de suas alucinações pecaminosas aos sons das trombetas do fim (Ap 11:15), e aí será tarde demais, a festa irá acabar, e não haverá uma “saideira”.
O aumento da iniquidade e das perseguições (Mt 24:12), como já estamos vendo acontecer, não somente esfriará o amor dos homens, como também aumentará o número de apóstatas (2Ts 2:1-4), muitos dos santos serão perseguidos e mortos em nome do bem comum e de uma falsa paz, em nome de uma falsa bandeira que muitos irão aderir. “Os perturbadores do mundo” serão martirizados. (1Rs 18:17)
Tudo isso parece ser muito terrível, e realmente é. Mas também é reconfortante saber que o Senhor Jesus colocará um fim em tudo isso com o simples sopro de sua boca (2Ts 2:8-10). O Senhor ressuscitará os sEus servos de todos os tempos da história, os demais santos serão juntamente arrebatados e transformados, e encontrarão com o seu Senhor nos ares; Sim, eles voarão (1Ts 4). Todo o mal será banido eternamente para o lago de fogo que arde em enxofre. Um Novo céu e uma nova terra serão criados, e os santos do Cordeiro reinarão com Ele para todo o sempre. Amém! (Ap 20-21)
Deus tem te dado vida até hoje! Existe esperança para o perdido! Aquele que roubava não roube mais, aquele que está torto, se endireite (Ef 4:28-30). A mesa está posta, o cenário já está sendo montado, não seja pego de surpresa, não continue do lado sombrio da força. Existe um Deus, um Filho e um Espírito amoroso que sabe que você é imperfeito e que te ama mesmo assim, Ele não veio para os sãos, estes não precisam de médico, Ele veio para os imperfeitos como você e eu (Mc 2:17). Venha a Ele e você encontrará vida, amor e toda a ajuda necessária para vencer os dias que estão por vir e que já acontecem. Venha hoje mesmo!!!!
Por Hamilton Fonseca