domingo, 28 de julho de 2013

A origem do colarinho clerical



Estava vendo TV hoje quando meu filho perguntou por que eu não usava mais aquele colarinho de padre (colarinho clerical). Disse a ele que quem inventou aquela roupa foram os presbiterianos, e todo mundo começou a usar, e quem mais usa hoje são os padres. O uso da camisa de colarinho clerical é algo mais protestantes que os evangélicos imaginam e associam à Igreja Católica Romana. Mas de onde veio a camisa de colarinho clerical?


O colarinho clerical foi inventado pelo Rev. Dr. Donald McLeod (cf. citação do Glasgow Herald de 1894). Além disso, a data de 1827, dada para a invenção do colarinho destacável não é uma referência ao uso pelo clero das golas destacáveis, mas simplesmente golas destacáveis nas camisas que todos usavam.

Agora, é o Rev. Dr. Donald McLeod de Glasgow durante a última metade do século 19 que passa a usar o modelo que hoje está difundido em todo mundo como "gola de padre". O Dr. McLeod foi moderador da Assembléia Geral da The Scotland Kirk (1895) e fez uma série de palestras intituladas: "Doutrina e Validade do Ministério e dos Sacramentos da Igreja Nacional da Escócia." onde pelo uso que fez começou a difundi-las em toda a Escócia. 

Então, graças Rev. Dr. McLeod, o inventor da camisa de colarinho clerical (clergyman) esta uma floração Presbiteriana virou universal.

Por Jouberto Heringer


28 comentários:

  1. Paz. Pertenço a uma IPIB, em nossa congregação além do Pastor que nos assiste há um presbitéro que exerce função de dirigente. É formado em teologia, e para nossa congregação é nosso pastor também, mesmo não sendo ainda ordenado ministro. Minha pergunta é: posso dar-lhe uma camisa gola clerical como presente? Ou na IPIB é de uso restrito de ministros ordenados? Já pesquisei na net e vi que depende muito da denominação, visto que em algumas seminaristas podem usar.
    Muito obrigada, e aguardo urgente sua resposta
    Ester Perez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ester!

      É como você bem disse, isso depende muito de cada denominação. O colarinho clerical pode ser usado por todos os graus de clero: bispos, presbíteros e diáconos, e também por seminaristas.

      Meu conselho é que você converse com o seu pastor local e pergunte a ele se você pode ou não presentear este irmão com uma camisa de gola clerical.

      Abraços!

      Excluir
    2. Não existe nenhum documento na IPB, mas a tradição é de que o uso é privativo do ministro, na igreja católica por exemplo o seminarista pode usar.

      Excluir
  2. A PAZ! ENTÃO TEREI QUE FALAR COM MEU PASTOR CASO EU QUEIRA USAR O COLARINHO CLERICAL? PEDIR AUTORIZAÇÃO POR SER UM BATISTA TRADICIONAL? FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário!

      Eu lhe recomendaria a conversar com o seu pastor em relação ao uso do clerical, sim. O uso do clerical é de exclusividade sacerdotal, ou seja, apenas ministros licenciados o usam. Em alguns casos, dependendo da denominação e do sacerdote, o uso é permitido também a seminaristas.

      No catolicismo, por exemplo, o uso é liberado aos seminaristas, pois os mesmos, ocupam função ministerial.

      Abraços!

      Excluir
    2. Voce não precisa de autorização de homens .precisa apenas conhecer melhor a história do seu povo não é?

      Excluir
    3. Quando começamos a fazer parte de uma determinada denominação, seja ela qual for, existem regras, leis estatutárias e regimento interno os quais devemos seguir. Por isso a minha recomendação é sempre consultar os pastores presidentes das denominações.

      Excluir
  3. Pode, Mário Sergio! Você não é seminarista?

    ResponderExcluir
  4. Sobre a pergunta do Mário Sérgio, vejo que é muito raro os pastores Batistas usarem colarinho clerical. Alguém sabe a razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui de uma igreja batista em que os pastores usavam. A verdade é que os evangélicos brasileiros criaram uma cultura anti-católica,e tudo que "lembre" o catolicismo criou-se uma aversão, infelizmente. A ignorância acabou contribuindo para o preconceito. Mas não há nenhuma rejeição teológica, eu já vi pastores batistas com toga também. Mas é possível que alguns achem que tais indumentárias proporcionam uma ideia de clericalismo, mas esquecem que o termo e a gravata que não comunicam nada do ofício religioso exercido, também criam um diferencial na comunidade daqueles que presidem em relação aos outros. Nos EUA e na Europa já não têm esses problemas. No Brasil sacralizaram a gravata (kkk),virou o sexto sola da Reforma ( Sola Gravatia). Brincadeiras a parte, é uma questão de costume mesmo, e como o movimento pentecostal brasileiro não usa, ele por corresponder a maioria dos evangélicos, acabou influenciando a cosmovisão de outras denominações.As igrejas episcopais (anglicana e metodista), as reformadas e também as neopentecostais são as que mais usam.

      Excluir
    2. o colarinho chamado de "romano" é o modelo de colarinho tradicional da veste talar da Igreja Católica Romana, também chama da de batina, que deve ser usada para todo clero que não possui hábito religioso próprio. Portanto, não só pode como DEVE ser usado, como sinal de que aquele homem (o padre)é um sacerdote, que abdicou das vaidades mundanas e vestiu-se, literalmente, de santidade e caridade, em nome de Cristo e por amor aos irmãos.

      O "clergyman" é uma criação da Igreja anglicana, tanto que seu nome ainda é dado em inglês, não como forma de contrapor a Igreja Católica Romana, mas sim de tornar mais prático o uso da veste clerical. Sendo o anglicanismo, querendo ou não, uma dissidência do catolicismo, é normal a presença de tais elementos visualmente parecidos. A igreja anglicana faz parte do grupo de protestantes chamados de "históricos" e, assim sendo, mantêm ainda sem nenhum problema elementos da tradição católica, como o calendário litúrgico, algumas vestes etc.

      Esse fenômeno de repulsa à todo elemento de "visual" católico é mais característico dos chamados "pentecostais" ou "neopentecostais", grupo mais moderno de protestantes, como a Assembléia de Deus e a Sara Nossa Terra.

      De qualquer forma, o importante é compreender que o colarinho romano é de fato um elemento da tradição católica e, portanto, independente de qualquer cópia ou adaptação por qualquer outra religião ou seita, aceitação ou repulsa, elogio ou crítica, enfim, o importante é compreender que o original é católico, todo e qualquer padre católico pode usá-lo livremente

      Excluir
    3. A paz do Senhor Jesus, eu sou pastor da Assembléia de Deus á 28 anos e, uso gola clerical assim como os Metodistas, e e faço uso do chamado Divino com maestria.

      Excluir
  5. E bem possivel o desconhecimento do assunto.ne e eles deve esta bem ocupados.é lamentavel até o nome do Eterno que foi tirado da biblia .mais ninguém fala sobre isso porque será?Todas os pastores de todas as denominaçao que tem curso superior não fala sobre isso doque tem medo senhores ?

    ResponderExcluir
  6. Sou da Igreja de Deus em Cristo (COGIC), nossos pastores e elder Presbíteros), fazem uso tanto da gola clerical como também da cruz vazia (pendurada no pescoço com um cordão) .

    ResponderExcluir
  7. Sou da Igreja de Deus em Cristo (COGIC), nossos pastores e elder Presbíteros), fazem uso tanto da gola clerical como também da cruz vazia (pendurada no pescoço com um cordão) .

    ResponderExcluir
  8. Uso clerical e é muito prática.
    Sou Pastor Metodista Livre.

    ResponderExcluir
  9. Sou um pastor Batista no Distrito Federal, temos algumas congregações, mas não é costume de todos o uso da glérica, uso pelo entendimento relacionado ao serviço no Reino do nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Qual a melhor loja virtual para se comprar camisas clericais com golas?

    ResponderExcluir
  11. Olá Boa noite e a paz de Cristo sou pastor e uso camisa clerical mas não tenho condições para comprar gostaria de saber se alguém tem algumas mesmo usadas para me doar eu recebo de bom coração
    Deixo o meu contacto cecapescurso@gmail.com meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá, paz de Cristo irmãos amados! Meu nome é Cicero Ramalho, sou pastor ordenado na Igreja Cristã de Confissão Reformado (ICCR) em Brasilia-DF. todos os pastorem que fazem parte da nossa denominação usam a camisa de gola clerical bem como a cruz (não o cruscifixo). Primeiro porque esse modelo de camisa foi criado por pastor protestante refomado, e não tem nada haver com o catolicismo romano, eles que copiaram de nós pastores reformados. Além do quê tem um simbolismo muito importante no que tange o ministério pastoral.
    Exaltado seja o Cristo de Deus nosso Senhor e Bendito Salvador.! A paz do Senhor a todos meus amados irmãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque tanta polêmica? A camisa e o colarinho clerical, na minha opinião são mais práticas que as camisas com gravata. Meu Pastor da Quaets Igreja Batista em Juiz de Fora-MG usava na Ceia do Senhor.

      Excluir
  13. A paz de Cristo a todos. O colarinho não passa de vaidade não acrescenta em nada o anúncio do evangelho por tal motivo pouco importa quem inventou. Que o amor de é a paz vinda do Deus criador nos dê um bom dia.

    ResponderExcluir
  14. Olá paz !sou capelão geral gostaria de saber se eu posdi faxer o uso do clerical no colarinho da gola

    ResponderExcluir
  15. Paz ! Sou Alexsandro Freitas capelão geral gostaria de saber se eu poderia está usando o clerical
    No colarinho da gola

    ResponderExcluir