sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SÊ TU UMA BENÇÃO?



“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn 12:2 ARA)
É comum vermos em muitas igrejas (até mesmo em alguns folhetos) citações dessa passagem como se Deus estivesse pedindo para Abrão ser uma benção, mas, se observarmos o contexto, não é isso que o texto quer dizer. Todas as bênçãos ali vêm de Deus para Abrão, vejamos:
1: FAR-TE-EI uma grande nação (Deus fazendo);
2: e ABENÇOARTEEI (Deus, fazendo);
3: e ENGRANDECEREI o teu nome (novamente, ação de Deus);
4: e por último, sê tu uma benção, do hb. (bereikâ), a forma imperativa expressa uma consequência, ou seja, “e tu SERÁS uma benção”. O fato de Deus 1- fazer dele uma grande nação; 2- o abençoar; 3- e tornar grande o seu nome, fez dele uma benção. Isso é uma sequência lógica do texto. A ARC trás melhor este sentido, observe:

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e (por isso¹) tu serás uma bênção.” (Gn 12:2 ARC)
Ou seja, Abraão não teria que se tornar uma benção, Deus é que faria dele uma benção, e realmente Ele fez. O Senhor fez dele uma benção e o abençoou em tudo. (Gn 24:1; Gl 3)
Em resumo, ninguém pode ser benção por si mesmo, a única fonte eterna de bênçãos é Deus, e Ele tem dado destas bênçãos a todos aqueles que, pela fé, creem em Jesus Cristo, sEu Filho. Este é o único jeito de ser descendência de Abraão e herdeiro conforme a promessa (Gl 3:29). Por isso, “creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” (At 16:31)
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1:3)

1- Observação do autor.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Deus toda gloria,interessante a colocação desta palavra pois não podemos fazer nada que edifique se não for da vontade de Deus,só temos fé verdadeira se primeiro ouvirmos a Deus e depois sai para a vitoria.

    ResponderExcluir