quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

A FORÇA DO PECADO É A LEI



"Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." 1 Coríntios 15:56
Não tente vencer o pecado com a lei, a lei só vai deixar o pecado mais forte. Muitos desanimam diante de sua condição, buscam de todas as maneiras fazer o bem e praticar aquilo que é bom, até conseguem por um tempo, mas quando pensam que não, fracassam de novo. E por quê? Por que tentaram vencer a sua velha natureza com a lei, e é a lei que revela o pecado (Rm 7:7). A lei só mostra o quanto você é incapaz de satisfazer a vontade de Deus por seus próprios métodos.
Então, o que fazer? Vejamos:
As boas novas para os cristãos consistem na sua nova relação com a lei. A finalidade da lei é trazer condenação, mas "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1)
A lei não tem mais poder sobre os cristãos, estamos mortos para a lei e livres dela (Rm 7:4, 8:2). Como já foi dito antes, a lei condena, mas Jesus Cristo já sofreu a condenação em nosso lugar, Ele fez o que nenhum outro homem foi capaz de fazer. E vivemos pela fé nEle, no Cristo, Filho do Deus vivo. Vivemos também sobre a influência do Espírito de Deus, que nos capacita e nos habilita a praticarmos aquilo que é bom (Ef 1:13, 14, 2:22). Isso não faz de nós seres perfeitos, não nesta vida; continuamos pecando, quebrando a cara e falhando, como diriam outros, grandes vacilões, metendo o pé na jaca de vez em quando. Porém, sabedores de que para nós, que estamos em Cristo, não há nenhuma condenação, o nosso Deus e Senhor já cravou na cruz toda cédula que era contra nós nas suas ordenanças (Cl 2:14), Ele nos deu paz com Deus por meio do seu sangue. (Rm 5:1)
Dito isto:
Estamos ainda sujeitos não somente aos problemas da vida, mas também ao pecado (1 Jo 1:8). Por isso, se você vier a pecar, filhinho, se entristeça sim pelo pecado cometido, confesse ele a Deus e o abandone, e saiba que "temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 Jo 2:1, 1:9)
"Eu pequei. E imediatamente depois,
Satanás voou para diante da presença do Deus Altíssimo.
E ali ele fez uma acusação injuriosa.
Ele disse: “Essa alma, coisa feita de barro e relva, pecou.
É verdade que ele carrega vosso nome.
Mas exijo sua morte, pois tu mesmo disseste:
“A alma que pecar, essa morrerá”.
Não será essa sentença cumprida? Está morta a justiça?
Envie agora essa alma pecadora a seu destino.
Que outra coisa pode fazer o justo juiz?”
E assim ele fez, me acusando dia e noite.
Toda palavra que ele disse, ó Deus, era verdade!
Então, rapidamente alguém se levantou da destra de Deus.
Diante dessa glória os anjos esconderam suas faces.
Ele falou: “Cada i e til da lei deve ser cumprido;
O pecador culpado deve morrer!
Mas espere, suponha que toda sua culpa fosse transferida para mim,
E eu tivesse pago a sua penalidade!
Veja minhas mãos, meu lado, meus pés! Um dia eu fui feito pecado por ele.
Morri para que ele pudesse ser apresentado sem culpa, diante de teu trono!”
E Satanás fugiu. Ele bem sabia que não poderia suportar tanto amor,
Pois cada palavra dita pelo meu querido Senhor era verdade!"

- Martha Snell Nicholson

2 comentários: