quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

POR QUE JESUS NÃO SE CHAMOU EMANUEL, CONFORME A PROFECIA DE IS 7:14? (título nosso)



A profecia a respeito do nascimento de Cristo veio de Isaías 7.14: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel". Por que, então, ele é chamado de Jesus?
Na realidade, à primeira vista isso parece uma enorme contradição, não é? A profecia no Antigo Testamento é de que seu nome seria Emanuel; quando vamos ao Novo Testamento eles não lhe dão o nome de Emanuel, mas de Jesus. Como explicamos isso?
Antes de mais nada, não vamos assumir a posição de que Isaías está radicalmente enganado. Se olharmos para a significação completa de sua profecia ficaremos maravilhados com a maneira detalhada com que a pro­fecia de Isaías se cumpre na vida de Jesus. Se olharmos dois capítulos adi­ante da profecia que fala sobre Emanuel, encontramos outra passagem fa­miliar que repetimos praticamente todos os natais nos nossos cultos.
Isaías diz que o Messias que iria nascer recebería o nome de Maravilho­so, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Quantos nomes ele tem? No capítulo sete, ele diz que seu nome será Emanuel, e no capítulo nove ele diz que será Príncipe da Paz ou Deus Forte ou Pai da Eternidade.
Portanto, em seu escrito, Isaías está chamando atenção para o fato de que o Messias teria inúmeros nomes. Ele não reduz os títulos de Jesus a um apenas, portanto, não creio que ele esteja usando a palavra “nome” para se referir ao nome de família, ou ao nome próprio de Jesus, mas está se referindo a um título muito importante que seria dado a Jesus, como de fato o foi. Emanuel é um de seus títulos no Novo Testamento — Emanuel, Deus conosco.
O nome Jesus foi dado a ele por Deus através do mensageiro evangélico que anunciou a escolha que o Pai fez para o nome do Filho, e ele é chamado Jesus porque esse nome significa “Salvador” — aquele que salvará o seu povo. Seu nome indica sua missão, seu ministério. Creio que um dos estu­dos mais fascinantes é percorrer as Escrituras e fazer uma lista dos nomes que são atribuídos a Jesus.
Certa vez compareci a uma reunião num seminário teológico na qual um teólogo suíço fez uma palestra. Numa situação acadêmica como essa, espera-se ouvir um trabalho teológico muito técnico, sofisticado e aborreci­do. Esse professor simplesmente ergueu-se diante da assembléia e come­çou a recitar os nomes de Jesus dizendo: “Alfa e Ômega, Filho do Homem, Leão de Judá, Rosa de Saron ...” Ele continuou durante quarenta e cinco minutos e não esgotou todos os nomes e títulos que o Novo Testamento atribui a Jesus, o homem que recebeu mais títulos na história.
- R. C. Sproul, (livro Boa pergunta, ed. Cultura Cristã)

Um comentário:

  1. Então é Emanuel, o texto enrola e não diz outra coisa senão que o verdadeiro nome dado por Deus e anunciado pelo anjo é Emanuel "Deus conosco"

    ResponderExcluir