segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os Altos Não Foram Tirados – 2 Reis 15.35

Nos livros históricos nós encontramos muitas histórias sobre o povo de Israel, algumas delas honravam e agradavam a Deus, porem outras O aborreciam.

Israel caiu em idolatria, criando para si imagens e esculturas e levantando para si altares nos “Lugares Altos” para sacrificarem a outros deuses, seguindo assim o exemplo das nações ímpias que o SENHOR expulsara de diante dos filhos de Israel.

Muitos dos reis de Israel fizeram reformas, tentando assim levarem os filhos de Israel a servirem novamente ao SENHOR, seu DEUS. Alguns faziam o que era reto perante o SENHOR, mais a bíblia nos diz: Tão-somente os altos não foram tirados; e o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos... 2 Reis 15.35.

Muitas pessoas tem agido desta maneira hoje em dia, tiraram os ídolos da sua vida, deixaram em partes algumas abominações, mas ainda adulteram, ainda roubam, e ainda mentem, os “altos” ainda não foram tirados.

Se você for ler o livro de Juízes, você irá chorar, não de alegria, mas de tristeza, são várias as passagens neste livro que falam sobre a infidelidade do povo para com o SENHOR DEUS. Eles pecavam e se arrependiam, e DEUS os abençoava lhes dando paz sobre a terra, mais depois de um período de 20, 30 ou 40 anos que o SENHOR lhes dava paz sobre a terra, eles voltavam a pecar contra o SENHOR (Ne 9.28), e a bíblia diz: “E tornou Israel a fazer o que era mau perante o SENHOR” Juizes 3.12.

Muitos querem servir a Deus só na bonança, só nos dias alegres. Deus é Deus na bonança, e continua sendo Deus na angustia e na miséria.

Continue servindo a Deus sem murmurar nos dias difíceis, e você verá o que Ele fará na sua vida. Veja este contraste: Os que se esqueciam de Deus e o deixavam na angustia e nos momentos difíceis, como o povo de Israel no Egito, morriam todos, na mesma miséria que se encontravam. Mas os que O continuavam servindo na tristeza e na angustia, como Jó, no final de tudo, receberiam em dobro tudo aquilo que tinham perdido na aflição.

Continue servindo a Deus, porque: “Muitas são as aflições do justo; mas o SENHOR o livra de todas.” Sl 34.19 – Continue servido e continue fiel, porque as tribulações e as perseguições vão vim?! Vão! “Mas ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap 3.21

Mas o que mais me emociona nisto tudo, é ver que mesmo com a infidelidade do povo, mesmo o povo cometendo os mais abomináveis pecados e erros diante de DEUS, o SENHOR sempre se voltava para eles e dizia: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7.14.

O SENHOR tinha tudo para deixar escrito na bíblia “E a ira do SENHOR vira sobre nós a cada dia”, mas ao invés disso ele deixou escrito “E as misericórdias do SENHOR se renovam a cada manhã..” Lm 3.23, ao invés de ira diária, nós temos misericórdia diária.


Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR ” Jeremias 31.17

Por Hamilton Fonseca

Um comentário:

  1. Glorias a Deus!! Muito bom ensinamento, mesmo com nossos erros e fazendo o que nao agrada ao Senhor ele nos perdoa e nos da uma nova oportunidade. Que o Senhor te abençoe Hamilton!

    ResponderExcluir