sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jonas foi engolido por um grande peixe ou por uma baleia?



Está ai um tema muito polêmico nas escrituras. Fato usado por muitos céticos para tentar desmascarar a bíblia, alegando que tal fato não seria possível. Pois bem, vamos para as escrituras:

No livro do profeta Jonas, no capítulo 1:17 encontramos o texto bíblico dizendo que o profeta fora engolido por um "grande peixe". Já no livro de Mateus no capítulo 12:40 encontramos escrito que Jonas fora engolido por uma "baleia". ARC

Vamos a explicação:

A expressão hebraica traduzidas por algumas versões como "baleia", significa no original: "Grande monstro marinho". A palavra grega não significa "baleia", mas "criatura marítima", isto é, algum grande peixe. Esse grande peixe é cuidadosamente distinguido da "serpente" sinistra do mar (Am 9:3) - também chamada "Leviatã" (Is 27:1) - E do "monstro das profundezas". (Jó 7:12; Sl 74:13; Ez 32:2)

Isso não significa que o grande peixe que engoliu Jonas não foi uma baleia.

Algumas baleias chegam a ter cerca de 30 m de comprimento e 12 m de largura, pesando 136 toneladas. Uma baleia que foi pescada no mediterrâneo e exibida em Beirute tinha uma cabeça que pesava 6 ton. Um homem pisando em seu maxilar inferior não conseguia alcançar seu maxilar superior, cuja abertura media cerca de 2,4 metros.

Em 4 de abril de 1896, a revista "Digest" publicou a história de uma baleia que destruiu um baleeiro no mar mediterrâneo. Dois homens desapareceram. Um foi encontrado vivo no estômago da baleia um dia e meio depois de ela ter sido morta. James Bartley sobreviveu sem nenhum efeito colateral, exceto pelo fato de sua pele ter sido curtida pelos sucos gástricos.

Um peixe foi pescado na costa da Flórida e pesava mais de 10 ton. Ele tinha 13 metros de comprimento e 2,4 metros de largura. Ele tinha 675 kg de peixe em seu estômago, além de um grande polvo. Um homem conseguia facilmente ficar em pé dentro de seu estômago. Ele poderia ter engolido 10 Jonas.

Apesar do Criador não dever satisfações de suas obras, ele sempre prova a veracidade da Sua palavra através de acontecimentos nas mais diversas partes do mundo.

Creia no SENHOR, acredite na Sua palavra, pois atrás de todos os acontecimentos do universo e da história existe um Deus soberano que está no controle de todas as coisas.

Fonte:

Bíblia NVI de estudo
Bíblia de estudo DAKE
Bíblia King James, edição de estudo

43 comentários:

  1. A BÍBLIA FALA DE UM GRANDE PEIXE E DE UMA BALEIA. MAS EU QUERO LEMBRAR VOCÊS QUE A DIFERENCIAÇÃO ESTRITA DE BALEIA PARA PEIXE GRANDE SÓ SURGIU NOS ÚLTIMOS MIL ANOS, COM A CIÊNCIA MODERNA. Não existia essa diferenciação nem nos dias de Jonas nem nos de Jesus. Nem no Israel Antigo. Assim como também não existia a mesma classificação taxonômica das espécies nos dias de Noé.

    Você acha que naquele contexto a classificação moderna tem alguma validade? Você sabe me dizer desde quando baleia foi classificada como mamífero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas o objetivo do texto, como apresentei no principio, não é o de abordar a validade do contexto dos dias de Jonas para os dias atuais, nem a de abordar questões taxonômicas ou de classificação de especies.

      Atualmente, na verdade ha muitos anos, vários céticos tem escrito livros e artigos analisando as possíveis "contradições da bíblia", e a passagem de Jonas é uma das mais citadas, abordam por exemplo, a possível impossibilidade de um evento como esse ter acontecido, o que a historia em si já mostrou que é possível, com os exemplos reais que citei no texto, como a possível contradição existente nos textos em português que ora dizem baleia e outrora dizem grande peixe.

      O que já foi mostrado que nos textos originais em grego e hebraico, em momento algum é citado a palavra baleia (independente da origem taxonômica de tal palavra), pelo contrario, os textos originais dizem "grande monstro marinho", o que pode ser muito bem uma baleia ou algum outro grande peixe qualquer.

      Por isso, o objetivo deste texto não é o de mostrar a validade textual existentes de uma época para outra, nem o de mostrar a origem da classificação das especies, mas a de descontradizer esta possível contradição textual das Escrituras.

      Excluir
    2. Vamos ficar com aqui Jesus falou .. se ele falou q é baleia e baleia.. a própria sabedoria do homens está destruindo ele mesmo..

      Excluir
  2. E PORQUE ELES NAO TINHAM CONHECIMENTO NAO ESTUDAVAM ERAM PRATICAMENTE LEIGOS NO ASSUNTO

    ResponderExcluir
  3. Baleias não são peixes... e uma baleia azul(no caso a maior baleia do mundo) não teria capacidade de engolir um humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fica com o que Jesus falou .. se ele falou q é baleia e baleia

      Excluir
    2. A questão é que Jesus não falou a palavra "baleia" em lugar nenhum, esta palavra nem existia naquela época. O que encontramos nas escrituras é "um grande peixe".

      Excluir
    3. Baleia.está escrito em Mateus 12. 40

      Excluir
    4. Na tradução está escrito baleia, nos textos originais está escrito "Grande monstro marinho". Sinceramente, vocês nem leram oq foi escrito no blog?

      Excluir
  4. Baleias não são peixes... e uma baleia azul(no caso a maior baleia do mundo) não teria capacidade de engolir um humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se ler a bíblia, a primeira coisa a se lembrar é que a época é diferente!! Será se naquele tempo quando alguém olhava o suposto peixe grande, chamavam de baleia?? qual o nome mais antigo, peixe ou baleia?.. no momento histórico, qual seria chamado pelas pessoas? certamente peixe!! e outra, como é que uma baleia azul não teria como engolir um humano?? as dimensões são insignificantes perto de um humano?? é claro que o homem não faz parte do cardápio das mesmas, porém, quando alguém foge de um chamado, missão oriunda de Deus, algo ele fará para mostrar-lhe a verdade, claro.. se for da vontade de Deus!!

      Excluir
    2. vai estudar, o maximo que uma baleia conseguiria engolir é um peixe pequeno com no maximo as mesmas dimensões de uma laranja. sua garganta é do mesmo tamanha que a de um animal de pequeno porte. a boca é grande para capturar muitos peixes de uma so vez mas peixes pequenos.

      Excluir
    3. Quem precisa estudar aqui é vc, amigo. Existem casos de embarcações do século 19 que tiveram marinheiros engolidos inteiros por baleias Cachalotes, fatos estes inclusive, que foram publicados em jornais da época, e que inclusive podem ser achados facilmente na internet. Estes relatos tbm podem ser achados em livros e artigos diversos mundo a fora.

      Excluir
    4. PS: Existem vários casos de Cachalotes que engoliram lulas gigantes inteiras, lulas estas que podem atingir até 13 metros de comprimento, ou seja, o que valeria o mesmo que vários humanos.

      Excluir
    5. Qual ser humano é capaz de falar com todo entendimento que uma baleia não tem capacidade de engolir uma pessoa ??

      Isso não é questão de estudo é acreditar em papai noel ...

      Excluir
    6. Mistério e mistermi vai além do conhecimento humano...

      Excluir
    7. A baleia azul é tão grande que um ser humano pode nadar e suas veias.procurem pesquisar.e se Deus quiser vc pode ser encolhido e engolido até por uma sardinha.porque Deus é Deus.

      Excluir
  5. Existem vários Grandes peixes não catalogados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Deus realizar algo a lógica não entra em questão,por nada é impossível para Deus e na minha opinião existem detalhes bíblicos que não fará diferença em relação ao tema principal da mensagem relatada nas escrituras.Que Deus abençoe a todos!

      Excluir
  6. Então qual a verdade, grande peixe ou baleia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz diferença, seja peixe ou baleia... Uma garoupa (peixe) engoliu um tubarão de 1.2m com um só ataque e esse garoupa pode chegar só a 2,5m.

      E nem vamos falar do pré histórico tubarão Megalondon, um gigantesco monstro marinho.

      Existem muitas criaturas que não foram vistas pela atualidade, os mares escondem criaturas incríveis.

      Excluir
    2. Não faz diferença, seja peixe ou baleia... Uma garoupa (peixe) engoliu um tubarão de 1.2m com um só ataque e esse garoupa pode chegar só a 2,5m.

      E nem vamos falar do pré histórico tubarão Megalondon, um gigantesco monstro marinho.

      Existem muitas criaturas que não foram vistas pela atualidade, os mares escondem criaturas incríveis.

      Excluir
  7. MEUS AMADOS-O que realmente aconteceu foi que o poderoso DEUS precisava trabalhar no orgulho do pseud-nacionalista jonas, e para isso precisamos levar em conta, o agir e o trabalhar de DEUS- o animal que engoliu jonas parecia com um GRANDE PEIXE- parecia com uma grande BALEIA- mas na realidade quem engoliu o PROFETA JONAS foi um leviatã-a serpente deslizante- o dragão do apocalipse- porque DEUS precisava curar o orgulho e a soberba de JONAS, e por isso jonas foi levado a GUERREAR com o seu terrível leviatã, que estava dentro dele. assim como hoje existem lideres religioso e políticos e muitas autoridades , em todo mundo cheio de prepotência e soberba e orgulho , isso tudo é o simbolo do próprio lúcifer- portanto meus amados JONAS teve que lutar contra o terrível leviatã que disfarçado de um grandioso sentimento patriótico- que na verdade era soberba prepotência e orgulho- um coquetel de sentimentos LUCIFERIANO- e DEUS fez ele lutar contra o leviatã( lúcifer) disfarçado de BALEIA ou GRANDE PEIXE.

    ResponderExcluir
  8. E isso que eu comentei é revelação, eu não estou para brincadeira, isso foi buscado nas madrugadas, isso não é coisa de invenção humana, isso que eu estou vos afirmando é coisa de DEUS.

    ResponderExcluir
  9. E isso que eu comentei é revelação, eu não estou para brincadeira, isso foi buscado nas madrugadas, isso não é coisa de invenção humana, isso que eu estou vos afirmando é coisa de DEUS.

    ResponderExcluir
  10. E isso que eu comentei é revelação, eu não estou para brincadeira, isso foi buscado nas madrugadas, isso não é coisa de invenção humana, isso que eu estou vos afirmando é coisa de DEUS.

    ResponderExcluir
  11. Nunca existiu baleia foi um grande peixe.

    ResponderExcluir
  12. Será que esse "grande peixe" ou baleia não era, na verdade, um submarino ou uma nave espacial?.

    ResponderExcluir
  13. so sei dizer que se Deus falado que jonas engolio uma baleia ou grande peixe eu acreditaria e. final

    ResponderExcluir
  14. Nossa....tudo tão bem explicado no blog....mas quando as pessoas não estão verdadeiramente no espírito....com o espírito santo em suas vidas até um texto simples da palavra de Deus e distorcido....!!!Jesus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa....tudo tão bem explicado no blog....mas quando as pessoas não estão verdadeiramente no espírito....com o espírito santo em suas vidas até um texto simples da palavra de Deus e distorcido....!!!Jesus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  16. Tá escrito um grande peixe tá escrito baleia e ponto final vamos parar de discutir isso e acreditar no que está escrito seja no original ou seja na tradução do hebraico do grego ou aramaico o certo é que um peixe engoliu Jonas e o lançou lá em nínive quem quiser acreditar acredite,eu acredito,Que foi um grande peixe se foi uma baleia ou não, isto não traz edificação espiritual só traz debate que Deus em Cristo vos abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Que tolice o homem não têm sabedoria para distinguir os mistério das escrituras sagradas

    ResponderExcluir
  18. Se é um peixe ou uma baleia não importa o importante é que Deus te conduzir até no grande pássaro ou no menor pássaro para vc que está fugindo do propósito Dele então não seja um Jonas fujão.

    ResponderExcluir
  19. Baleia,peixe,sardinha,Ipaba ou camarão se vc não crer em Deus. Não adianta se esconder atrás de explicação que não te levam a nada.

    ResponderExcluir
  20. Gente Deus é todo poderoso ,e dono do mundo inclusive todo da sua vida ,ele faz o q ele q ,na hora q ele q ,vc aí q também experimentar o poder dele ,vai em alto mar e desafia a Deus ,daí vc vai conhecer o poder dele .

    ResponderExcluir
  21. Deus faz o q ele q ,pq TUDO é dele , tudo bem dele .todos os mistérios do fundo do mar ,tá nas palmas das mãos dele ,homens incrédulos.

    ResponderExcluir
  22. Só tem um problema, meu amigo: a garganta das baleias é muito pequena. É mais facil ele ter sigo engolido por um tubarão-baleia ou tubarão-frade. A única "baleia" q poderia engolir Jonas seria a Cachalote, porém estes animais não são comuns ali da região (oq não seria um problema para Deus).

    ResponderExcluir
  23. Só na versão King James , consta "baleia". Quem errou foi o tradutor.Nos textos antigos , é "grande criatura marinha , grande peixe, monstro marinho.Jesus disse em Mt 12:40 "monstro marinho".

    ResponderExcluir