sábado, 23 de fevereiro de 2013

Predestinação: Estou seguro em Deus ou devo contar com a sorte?





Constantemente tenho sido questionado sobre a veracidade bíblica da predestinação, inclusive já ouvi muitos dizerem que tal doutrina é herética e até mesmo satânica (risos).

Não quero me ater a passagens bíblicas que comprovam essa doutrina, até porque, em meu último post, publiquei uma imagem que trás detalhadamente tais passagens. Clique aqui para vê-la.

A questão é: Se Deus não predestinou de antemão os Seus eleitos, e se é o homem quem está no controle de sua salvação, então os seres humanos estão à mercê de um duelo de titãs? Deus está em uma disputa com Satanás para ver qual dos dois consegue arrebanhar mais almas para si?

Existe mesmo este duelo? Estas almas estão realmente a mercê de uma disputa? Ou realmente o cristão está seguro em Deus, justificado e redimido na cruz de Cristo, longe da possibilidade de ser arrebatado das mãos de seu Senhor, como o próprio Senhor os garantiu:

"27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai." João 10:27-29

Aqueles que negam a perseverança de Deus com os santos e a segurança eterna dos cristãos genuínos estão vivendo ao léu da sorte, o acaso, ou a própria pessoa é quem irá decidir se o sacrifício de Cristo terá ou não o seu devido valor.

A teologia reformada acredita que o sacrifício de Cristo não deu ao homem uma “possibilidade” de ser salvo. Cristo pretendia fazer da salvação algo não mais que possível? Ou Ele realmente salvou aqueles por quem ele morreu (eleitos)? Acreditamos que “... Jesus realmente fez propiciação pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera. Ele realmente aplacou a ira de Deus para com o seu povo, assumindo sua culpa sobre si mesmo, redimindo-os verdadeiramente e reconciliando verdadeiramente aquelas pessoas especificas com Deus.” James M. Boice

O apóstolo Paulo nos diz que aqueles a quem Deus “... dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:29-30

Note que não são 2 grupos diferentes, o apóstolo nos diz que aqueles a quem Deus conheceu, predestinou, chamou e justificou, são os mesmos a quem Ele glorificou (salvou).

O homem carnal tem dificuldade de entender essas coisas, até mesmo alguns irmãos em Cristo possuem tal dificuldade. Inclusive já me deparei até mesmo com alguns calvinistas que hora ou outra se confundem com o assunto em questão. Mas independente de qualquer coisa, devemos estar cientes de que Deus é soberano tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas, tudo está sobre o Seu domínio e controle, nem mesmo um pardal cai do céu sem o Seu consentimento Mt 5:29.

Como um bom monergista, gostaria de deixar a seguinte pergunta para reflexão: Se Deus é tão soberano ao ponto do próprio Jesus dizer que nem mesmo um pardal cai do céu sem a Sua permissão, então, não seria Ele capaz de efetuar, executar e completar sozinho a conversão e a salvação na vida de Seus eleitos, sem qualquer ajuda humana?

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário