segunda-feira, 22 de abril de 2013

Deus é soberano sobre...



Coisas aparentemente aleatórias: “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação”. - Provérbios 16:33

Deus é soberano sobre ...

O coração da pessoa mais poderosa na terra: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” - Provérbios 21:1
Deus é soberano sobre...

Nossas vidas diárias e planos: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” - Provérbios 20:24
“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” - Provérbios 19:21

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” - Tiago 4:13-15

Deus é soberano sobre a...

Salvação: “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” - Romanos 9:15-16

“...e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” - Atos 13:48

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” - Romanos 8:29-30

Deus é soberano sobre...

A Vida e a morte: “Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.” - Deuteronômio 32:39

“O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” - 1 Samuel 2:6

Deus é soberano sobre...

Deficiência: “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?” - Êxodo 4:11

Deus é Soberano sobre...

A morte do Filho de Deus: “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos” - Atos 2:23

“Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.” - Atos 4:27-28

“Todavia, foi da vontade do SENHOR moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.” - Isaías 53:10

Deus é Soberano sobre...

Calamidades: “Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” - Amós 3:6
“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” - Isaías 45:7

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” – “Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” - Jó 1:21-22; 02:10

“Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido por escravo; Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros;” - Salmos 105:17-18 – “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” - Gênesis 50:20

Deus é Soberano sobre...

Todas as coisas: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade” - Efésios 1:11
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” - Jó 42:2

“E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?” - Daniel 4:35

A Bíblia jamais limita a Soberania de Deus! Jamais faça isso baseado em qualquer filosofia humana!

- Josemar Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário