sábado, 31 de agosto de 2013

Uma consideração a ser feita sobre o livre arbítrio



Quando calvinistas dizem que o homem não possui mais o livre-arbítrio, ele não está dizendo que o ser humano não passa de um robô ou uma marionete controlada por Deus e que não possui desejos ou vontade própria. Antes, quando calvinistas falam isso em relação ao livre-arbítrio, estão falando no sentido espiritual, de forma que o homem por si mesmo é incapaz de realizar qualquer ato de bem espiritual, a menos que Deus o vivifique. Como as Escrituras relatam, o homem está morto em seus delitos e pecados. (Efésios 2:1)

Todos nós possuímos desejos e vontades próprias como escolher uma roupa, se alimentar, praticar determinados esportes e etc. Chamamos isso de "Livre agência" e não de "livre-arbítrio", nenhuma destas coisas está ligada a questões espirituais.

O homem natural possui o livre arbítrio, porém, seus desejos e suas vontades estão voltadas somente para aquilo que é mal, somente para aquilo que se opõe a Deus. "Mas, quando Deus age em nosso coração, regenerando-nos e criando uma vontade renovada, então, o que antes era indesejável torna-se altamente desejável, e voltamo-nos para Jesus da mesma forma como antes fugíamos dele." James M. Boice

Vejam o que o próprio Armínio pensava sobre o livre-arbítrio:

"Neste estado caído, o livre arbítrio do homem para o verdadeiro bem não é apenas ferido, mutilado, doente, dobrado, e enfraquecido, MAS ELE ESTÁ TAMBÉM PRESO, DESTRUÍDO, E PERDIDO. E OS SEUS PODERES NÃO SÃO APENAS DEBILITADOS E INÚTEIS a menos que seja assistido pela graça, E NENHUM PODER TEM, exceto se for animado pela graça divina". (Works of James Arminius, Volume II, 192-193).

"MAS EM SEU ESTADO CAÍDO E PECAMINOSO, O HOMEM NÃO É CAPAZ, DE E POR SI MESMO, A, PENSAR, DESEJAR, OU A FAZER O QUE É REALMENTE BOM, mas é necessário que ele seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições ou vontade, e em todos os seus poderes, por Deus em Cristo, através do Espírito Santo, para que ele possa ser qualificado justamente para entender, estimar, considerar, desejar, e realizar o que é verdadeiramente bom. Quando ele é feito participante desta regeneração ou renovação, eu considero que, já que ele está liberto do pecado, ele é capaz de pensar, querer e fazer aquilo que é bom, mas ainda não sem a ajuda contínua da Graça Divina". (Obras de Armínio, Volume 1). (ênfase acrescentada)

Como bem disse Spurgeon: "O livre-arbítrio levou muitas almas ao inferno, mas nenhuma para o céu."



Um comentário:

  1. "Neste estado caído, o livre arbítrio do homem para o verdadeiro bem não é apenas ferido, mutilado, doente, dobrado, e enfraquecido, MAS ELE ESTÁ TAMBÉM PRESO, DESTRUÍDO, E PERDIDO. E OS SEUS PODERES NÃO SÃO APENAS DEBILITADOS E INÚTEIS a menos que seja assistido pela graça, E NENHUM PODER TEM, exceto se for animado pela graça divina". (Works of James Arminius, Volume II, 192-193).
    Não encontrei esta afirmativa na página referida: https://www.ccel.org/ccel/arminius/works2.pdf

    ResponderExcluir