sábado, 12 de maio de 2012

De onde veio a fé do ladrão da cruz?



Sabemos que Jesus foi crucificado ao lado de 2 ladrões, para que se cumprissem as escrituras que diziam: “E com os malfeitores foi contado.” (Mc 15:28; Sl 22:16).

Também sabemos que Jesus se dirigiu a um dos malfeitores depois que este lhe fez um pedido dizendo: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” (Lc 23:42), ao que o Senhor lhe respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23:43).

Analise agora comigo o seguinte fato. Um dos malfeitores que estava sendo crucificado com Jesus se dirigiu ao Senhor com ofensas ao passo que o malfeitor que estava a direita do Mestre o defendeu com suas palavras, veja o que diz o texto:

V. 39 “Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "

V. 40 Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?

V. 41 Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal". (Lc 23:39-41 NVI)

Em sua última frase do texto acima citado o malfeitor defende Jesus dizendo: “Mas este homem não cometeu nenhum mal.” Com isso eu pergunto: Como este homem sabia que Jesus não havia cometido nenhum mal? Como ele possuía tal conhecimento? Como este ladrão teve fé em Cristo? 

Uma coisa é certa, ele não poderia ter acreditado no Senhor se antes não tivesse ouvido o evangelho, pois a bíblia é clara quando diz que: “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17). Não podemos acreditar naquilo que nunca ouvimos ou conhecemos: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram?...” Rm 10:14

Com isso posso argumentar que em algum momento do ministério de Jesus, em alguma de suas várias pregações, esse ladrão estava no meio de alguma multidão ouvindo a mensagem do reino através de Cristo. Quem sabe no sermão da montanha? Onde havia uma grande multidão o ouvindo. E foi pelo fato de ter ele ouvido uma vez o evangelho através de nosso Senhor que ele pode obter a fé necessária para crer no Senhorio de Cristo.

A bíblia diz que grande multidão seguia a Cristo, pois viam os sinais que ele operava sobre os enfermos (Jo 6:2). Por isso não cometo heresia quando digo que este ladrão pode inclusive ter sido um dos vários seguidores que acompanhavam Jesus em seu ministério e que por algum motivo deixou de segui-lo.

Seria impossível o malfeitor da cruz acreditar na Realeza de Cristo se em algum momento da vida ele não tivesse tido esse encontro com a mensagem do reino, visto que a fé vem pelo ouvir a palavra (Rm 10:17), e que outra palavra poderia trazer ao homem tão grande convencimento da majestade de Cristo senão aquela trazida pelo próprio Senhor da Glória?

Concluo este texto dizendo que o malfeitor arrependido, em algum momento de sua vida, mais especificamente durante o ministerio de Jesus na terra teve um encontro com a mensagem do reino trazida por Cristo e que por algum motivo que desconhecemos ele veio a se afastar da mensagem que havia ouvido, e que convencido pelo poder do Senhor, veio a se arrepender momentos antes de sua morte, em um texto onde vemos a soberania e a misericórdia de Deus de uma forma tão grande que seria impossível não se sentir constrangido diante de tão grande amor.

Por Hamilton Fonseca


3 comentários:

  1. QUE BÊNÇÃO O SEU BLOG ESTOU SEGUINDO FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Ótima meditação sobre o ladrão que enxergou além de onde os olhos podem ver, e JESUS não o tirou da pena porque tinha que cumprir, mas lhe deu livramento eterno!

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir