segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O cristão e o sábado



O dia do sábado era, e sempre será, o sétimo dia da semana.

Deus descansou no sétimo dia, após seis dias de criação (Gn 2:2). Ele não ordenou que o homem guardasse o sábado naquele tempo, embora tenha estabelecido o principio a ser seguido: um dia de descanso em cada sete.

A nação de Israel recebeu a ordem de guardar o sábado quando os dez mandamentos foram dados (Ex 20:8-11). A lei do sábado era diferente dos outros nove mandamentos; era uma lei cerimonial, enquanto os outros eram princípios morais. A única razão que tornava errado trabalhar no sábado era porque Deus assim o disse. Então os outros mandamentos tinham a ver com coisas que eram intrinsicamente erradas.

A proibição contra o serviço no sábado nunca teve o objetivo de se aplicar ao serviço de Deus (Mt 12:5), obras de necessidade (Mt 12:3-4) ou obras de misericórdia (Mt 12:11-12). Dos dez mandamentos, nove são repetidos no NT, não com leis, mas como instruções para os cristãos viverem sob a graça. O único mandamento que os cristãos nunca foram instruídos a guardar é o do sábado. Pelo contrario, Paulo ensina que o cristão não pode ser condenado por falhar em guarda-lo (Cl 2:16).

O dia característico do cristianismo é o primeiro dia da semana. O Senhor Jesus ressurgiu dos mortos naquele dia (Jo 20:1), prova de que o trabalho da redenção fora completo e divinamente aprovado.

Nos dois domingos seguintes, ele reuniu-se com seus discípulos (Jo 20:19,26). O Espirito Santo fora dado no primeiro dia da semana (At 2:1; cf. Lv 23:15-16). Os primeiros discípulos se reuniram naquele dia para partir o pao, mostrando a todos a morte do Senhor (At 20:7). É o dia designado por Deus, no qual cristãos deveriam colocar à parte fundos para o trabalho do Senhor (1Co 16:1-2).

O sábado, ou o sétimo dia, tornou-se o fim de uma semana de trabalho; o dia do Senhor, ou domingo, inicia uma semana tranquila com o conhecimento de que o trabalho de redenção já esta completo. O sábado comemora a primeira criação; o domingo é ligado à nova criação. O sábado era um dia de responsabilidade; o dia do Senhor é um dia de privilegio.
Os cristãos não “guardam” o domingo como meio de ganhar a salvação ou alcançar a santidade, nem por medo de punição. Colocam o dia a parte por causa da devoção àquele que deu a si mesmo por eles. Porque somos libertos da rotina, dos acontecimentos seculares da vida, nesse dia, podemos coloca-lo a parte de uma maneira especial para a adoração e o serviço de Cristo.

Não é certo dizer que o sábado foi transferido para o dia do Senhor. O sábado é sábado e o dia do Senhor é domingo. O sábado era uma sombra; a essência é Cristo (Cl 2:16-17). A ressureição de Cristo marcou um novo começo, o dia do Senhor representa aquele inicio.
Como um judeu fiel vivendo sob a lei, Jesus guardou o sábado (apesar das acusações dos fariseus dizendo o contrario). Como Senhor do sábado, ele libertou-o das falsas regras e regulamentos com as quais se cobrira.
Observe os seguintes pontos:

1. Em 2Co 3:7-11, vimos que para o crente em Cristo os 10 mandamentos são definitivamente declarados extintos. No versículo 7 dessa passagem, a lei vem escrita como “o ministério da morte gravados com letras em pedras”. Isso só pode fazer referencia a lei moral, e não a lei cerimonial. Somente os dez mandamentos foram gravados em pedras pelo dedo de Deus (Ex 31:18). No versículo 11, vemos que o ministério da morte vem descrito como o que se desvanece em contraste com o que é permanente, a saber, a salvação em Cristo Jesus. Nada pode ser mais conclusivo que isso. O sábado não esta em vigor para o cristão.

2. Os gentios não eram obrigados a guardar o sábado. A lei foi dada apenas a nação judaica (Ex 31:13). Embora Deus tivesse descansado no sétimo dia, ele nunca obrigou mais ninguém a guarda-lo até o dia em que a lei foi entregue aos filhos de Israel.

3. Não foi por nenhum decreto feito por algum papa que os cristãos guardam o primeiro dia da semana em vez do sábado. Santificamos o dia do Senhor para o fim de adoração e serviço de Deus porque o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos nesse dia, prova de que a obra de redenção foi completada (Jo 20:1).

4. Paulo não faz distinção entre lei moral e lei cerimonial. Antes, insiste em que a lei é uma unidade em si e que a maldição cai sobre todos os que procuram a justiça por ela e não conseguem cumpri-la.

. No AT, a penalidade por transgredir a lei do sábado era a morte (Ex 35:2). Contudo, os que hoje insistem em que o crente deve guardar o sábado não exigem essa penalidade dos transgressores. Assim, desonram essa lei e destroem sua autoridade por não insistirem em que suas demandas sejam cumpridas. Na verdade, estão dizendo: “Essa é a lei de Deus e deve ser cumprida, mas, se não guarda-la, não há problema”.

Assim, o ensinamento de que os crentes devem guardar o sábado é completamente contrario as Escrituras (Cl 2:16) e constitui um “evangelho diferente” sobre o qual a palavra de Deus pronuncia maldição (Gl 1:7-9)

Que sabedoria de Deus seja dada a cada um a fim de poder discernir a má doutrina do legalismo, seja qual for a forma em que possa aparecer! Queira Deus que nunca procuremos justificação ou santificação por meio de cerimonias ou esforço humano; antes, confiemos apenas no Senhor Jesus Cristo para todas as necessidades. Que lembremos sempre que legalismo constitui um insulto a Deus, por substituir a realidade com uma sombra, cerimonialismo em vez de Cristo.

Bibliografia:

Bíblia Sagrada

MacDonald, William, 1917-2007. Comentário bíblico popular, Novo testamento/ editado com introduções de Art Farstad – São Paulo: ed. Mundo Cristão, 2011.

2 comentários:

  1. Vc dise : "A lei do sábado era diferente dos outros nove mandamentos; era uma lei cerimonial, enquanto os outros eram princípios morais. A única razão que tornava errado trabalhar no sábado era porque Deus assim o disse. Então os outros mandamentos tinham a ver com coisas que eram intrinsicamente erradas".
    vc não acha que o sábado seja eterno??? Então me explique isso. Deus criou o sábado no Eden, o santificou o abençoou e o deu de presente para o homen(Gn 2:3, Mc 2:27) Deu o sábado das tabuas de pedras junto com preceitos morais e mandou colocá-las dentro da arca. Jesus guardou o Sábado(Lc 4:16). Paulo guardou o Sábado 78 vezes no relato de Atos(At 13:14, 42, 44, 16:13, 17:2, 18:3 e 4). Leia c/ atenção a declaração de Paulo perante o tribunal em At 25:8 - será que Paulo está mentindo???. Até Lucas, um gentio convertido guardou o sábado às margens de um rio, e o único judeu que havia por perto era Paulo. Será que Paulo os estava induzindo ao erro??? E o que fazer c/ Is 66:23 que é dito que o sábado será para toda a Eternidade??? Depois vc vem com essa do Sábado não ser eterno???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo,

      *vc não acha que o sábado seja eterno??? Então me explique isso. Deus criou o sábado no Eden, o santificou o abençoou e o deu de presente para o homem* - Se o sábado foi criado e estabelecido no éden, e desdo éden ele ja é estabelecido e valido por Deus, então pq o mandamento para guarda-lo só veio séculos mais tarde atraves de Moises, no decálogo? Pq Deus não exigiu que os homens anteriores a Moises guardassem o sábado, visto que Deus o estabelecera no éden e tbm se comunicava com eles? Creio sim que o sabado foi santificado no eden, mas como o proprio Paulo disse, isso sao sombra das coisas futuras. Cl 2:17

      *Deu o sábado das tabuas de pedras junto com preceitos morais e mandou colocá-las dentro da arca.* - vc esta se referindo a era veterotestamentária, o cristianismo ainda não havia sido estabelecido. Alias, quando os apostolos se reuniram em Atos 15 para decidir sobre o que os gentios que haviam se convertido deveriam guardar ou não, visto que os judeus os estavam pressionando a guardar a lei de Moises e seus rituais, os apostolos chegaram ao seguinte parecer: "Que se abstenham das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá." Atos 15:29-30 - Ou seja, nada é dito em relação ao sabado, porquanto, os cristaos nao tem o dever de guardá-lo, pelo menos esta foi a conclusao dos apostolos.

      *Jesus guardou o Sábado(Lc 4:16)* - 1- Jesus era um judeu e veio para os judeus. 2- A era crista ainda nao vigorava no ministerio de cristo. Porquanto, cabia a Jesus cumprir a lei, e assim ele o fez, foi o único que a cumpriu em sua totalidade.

      *Paulo guardou o Sábado 78 vezes no relato de Atos(At 13:14, 42, 44, 16:13, 17:2, 18:3 e 4)* - Em todas essas passagens nao é dito que Paulo guardou o sabado, pelo contrario, diz que Paulo ia as sinagogas aos sabados (visto que os judeus se reuniam no sabado) para anunciar a Jesus Cristo, ele ia com o objetivo de evangelizar os judeus, e nao de comungar com eles.

      O sábado era uma sombra; a essência é Cristo (Cl 2:16-17). Nesta mesma passagem, o proprio Paulo diz que ninguem deve ser julgado ou condenado por essas coisas.

      Os gentios não eram obrigados a guardar o sábado. A lei foi dada apenas a nação judaica (Ex 31:13). Quanto mais os cristaos tem o dever de guarda-lo.

      Entenda uma coisa, não sou contra a guarda do sábado, ou do domingo, ou de qualquer outro diz, seja lá qual for. Calvino disse que é fundamental que um cristao guarde um dia da semana a fim de poderem descansar de seus trabalhos e de se reunirem como igreja. O problema todo ao meu ver esta no legalismo. Sao aquelas pessoas que dizem que o cristão é obrigado a guardar o sabado, e se ele nao fizer isso nunca sera salvo. Ou seja, fazem do sabado um requisito para a salvação.

      Vc, ou qualquer outra pessoa quer guardar um dia da semana para Deus? Assim o faça, para Deus! Agora, querer impor a guarda do sabado ao cristao, querendo vc ou nao, isso é um legalismo, e constitui sim um evangelho diferente. Seja feliz guardando o sabado, que Deus te abençoe e te honre nisso, se vc o faz para Deus, sem fins legalistas, agora, nao queira impor esta guarda aos demais cristaos, o que tens de fazer, faça vc para Deus, e Deus contemplará sua humildade diante dele. Mas lembre-se: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados..." Colossenses 2:16

      Deus te abençoe!

      Em Cristo,

      Hamilton Fonseca.

      Excluir