quinta-feira, 4 de abril de 2013

O amor ao dinheiro: Uma conversa fictícia entre Jesus, seus discípulos e o homem ganancioso



Não é de hoje que muitos lideres, nas mais diferentes denominações, tem oferecido um evangelho adaptável ao pecado e a prática do erro, pelo medo da ausência dos “cifrõe$”.

Seus corações gananciosos os levam a pensar: “não posso expor este pecado em meu sermão, pois o sr. Fulano, grande contribuinte deste ‘ministério’, tem profunda empatia por esta prática”. Ou, “como posso me levantar contra a prostituição, se o ‘maior’ dizimista da igreja é um promíscuo voltado a esta prática?”. A verdade esta sendo suprimida, por uma falsa piedade, um falso moralismo, que reduz as Escrituras a um livro de autoajuda, em prol de uma ganancia, mas do que isso, de uma covardia profética, que cheira mau as narinas de Deus.

Fico imaginando a reação de Jesus Cristo, Pedro e etc, diante de tais “lideres religiosos”, ao ponto que organizei abaixo um diálogo fictício de Jesus e seus verdadeiros discípulos, com tais homens gananciosos:

- O ganancioso: Mas Senhor, eu posso muito bem exercer meu cristianismo sem deixar de lado minha ganancia pelo dinheiro.

- Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” Mateus 6:24

- O ganancioso: Mas Senhor, a perfeição que o mundo requer de nós nos dias de hoje, está totalmente voltada ao dinheiro e ao poder.

- Jesus: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus..." Mateus 19:21

- O ganancioso: Jesus, o Senhor é muito radical, aposto que seus discípulos não pensam como você. Diz ai pra ele Pedro, como o dinheiro pode comprar muitas coisas...

- Pedro: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?” Atos dos Apóstolos 8:20

- O ganancioso: Eu já estou entendendo qual é a sua Jesus, você fica ai dizendo que é humilde, mas deve morar em Malibu, com direito a casa na praia e tudo.

- Jesus: “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus 8:20

- O ganancioso: Vou apelar para Paulo, visto que ele é um homem culto e instruído, com certeza ele deve viver uma vida abastada, e de longe não sabe o que é dificuldade.

- Paulo: “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12-13

- O ganancioso: Não acredito! Até você entrou nessa, Paulo? Tudo bem, então me esclareça, porque eu não devo me apegar ao dinheiro?

- Paulo: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6:10

- O ganancioso: Meu Deus! Tamanha é minha ruína... Visto que as escamas que me segavam caíram, diga-me, Senhor, o que devo fazer e como devo agir?

- Jesus: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Hebreus 13:5

Que Deus em Cristo possa trazer de volta a simplicidade do evangelho, aqueles que se deixaram levar pela soberba da vida, a fim de que a luz de Cristo novamente venha resplandecer sobre suas vidas, trazendo sobre seus corações um amor não fingido, na pureza e na simplicidade que encontramos em cada página das Escrituras.

Soli Deo Gloria!



Nenhum comentário:

Postar um comentário