segunda-feira, 3 de junho de 2013

Argumentos falaciosos contra a predestinação



Constantemente tenho me deparado com debates na internet que envolvem a predestinação, o livre-arbítrio, a redenção particular entre outros assuntos que, embora sejam polêmicos, fazem parte da teologia cristã, e devem ser observados cuidadosamente através das Escrituras.

Com base no que tenho visto e ouvido nas redes sociais, e até mesmo fora delas, irei apresentar brevemente, dois dos argumentos mais usados pelos "do contra", quando falamos em predestinação:

Primeiro argumento: "Ahhh, então quer dizer que já que eu sou predestinado a ir pro céu eu posso viver de qualquer jeito, até porque, eu já estou predestinado, logo, não preciso fazer a vontade de Deus."

Se você pensa assim, você compreendeu completamente errado o conceito de predestinação. O apóstolo Paulo nos diz que Deus nos predestinou "para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor..." Efésios 1:4 - Predestinação não exclui a santificação, nem tão pouco as boas obras, apesar de não serem elas que nos levarão ao céu. Ef 2:8-10

Segundo argumento: "Ahhh, mas se Deus predestinou apenas alguns para serem salvos, então Ele é injusto, e não pode ser o Deus bondoso que a bíblia tanto enfatiza.”

- Responderei esse argumento com apenas 7 versículos: "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou..." Rm 9:20-23

"Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." Rm 9:14-16

Quando o homem especula algo injusto da parte de Deus, ele se esquece que o padrão da justiça e do amor de Deus não pode ser estipulado a partir da ótica humana; o homem enxerga apenas um palmo à frente de seu nariz, Deus contempla a eternidade.

"Do ímpio Deus tem ‘piedade’ (ver Mateus 18:33). Para os ingratos e maus Ele é 'bom' (ver Lucas 6:35). Os vasos de ira Deus suporta 'com muita paciência' (ver Romanos 9:22). Mas 'os Seus', Deus 'ama'!" A. W. Pink

Nenhum comentário:

Postar um comentário