quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Diabo de Deus



“O Diabo é o diabo de Deus.” - Martinho Lutero 

É muito comum encontramos alguns cristãos que acreditam na liberdade de ação de Satanás, como se ele fosse livre para fazer o que bem entendesse, à parte de Deus e por suas próprias escolhas.

Mas não é isso que a bíblia nos apresenta. Encontramos nas Escrituras um Diabo que está completamente sujeito a autoridade e supremacia divina, um Diabo que é limitado por Deus e restringido por Ele. Satanás não tem poder para ultrapassar os limites impostos por Deus, tudo o que ele intentou contra a vida de Jó estava sobre o domínio da Soberania do SENHOR, nada estava ausente dEle. (Jó 1:6-12; 2:1-6) 

Nenhum acontecimento da história está ausente de Deus, inclusive o mal, que hora ou outra sobrevém tanto aos homens quanto ao mundo, pelos Seus propósitos e desígnios.

Cristãos não são deístas, ou seja, não acreditamos em um Deus que criou o universo e depois se ausentou dele, deixando os homens ao seu bel-prazer, sem interferir em nada sobre suas ações. Não! Acreditamos em um Deus que está presente no mundo e em suas dimensões, e, mais do que isso, acreditamos em um Deus que não somente está no mundo, mas que também governa o mundo, com destreza e total independência.

Sabemos que a bíblia se refere a Satanás como "o deus deste mundo." (2 Coríntios 4:4), no sentido de que suas influências e ideias estão presentes sobre a maioria das pessoas, que vivem completamente motivadas por suas próprias paixões e concupiscências. Porém, toda e qualquer ação praticada por ele se encontra dentro de um limite imposto por Deus, que por sua sabedoria e soberania, permitiu que ele tivesse certa influência sobre algumas coisas e pessoas, mas, tudo isso dentro de um limite estabelecido pelo próprio Criador.

Vale ressaltar que os verdadeiros crentes não se encontram sobre o domínio de Satanás, pois Deus "nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados." (Colossenses 1:13-14). Os que são nascidos de Deus o maligno não toca (1 João 5:18). Por outro lado, os incrédulos estão presos na "armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade." 2 Timóteo 2:26

Quando compreendermos isto, não mais temeremos as afrontas e adversidades da vida, pois, todas as pessoas, todas as coisas, todos os acontecimentos da história, estão, de uma forma ou de outra, caminhando em conformidade com os decretos de Deus, tanto com os revelados quanto com os ocultos. De maneira que tudo contribui com os sEus desígnios, sendo impossível aos homens, aos seres criados e as circunstâncias, frustrarem qualquer milímetro da Sua grandeza e majestade (Jó 42:2). "... É isso que significa ser Deus, nada menos que isso." Steve Lawson


"O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios..." Provérbios 16:4

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário