sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?





Quem não conhece a famosa parábola do rico insensato? (Lc 12:13-21). Um homem que passou a vida inteira ajuntando tesouros para si, mas que na verdade não era rico para com Deus.

Não são poucos os que se esquecem de Deus, não são poucos os que tem invertido a ordem do “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Aquilo que é secundário, ou pelo menos deveria ser, tem tomado um espaço cada vez maior na vida das pessoas. As preocupações com os afazeres, a correria do dia a dia, os infortúnios do cotidiano, tudo isso e muito mais tem tirado o foco de Deus nas pessoas, e não somente isso, quando valorizamos e priorizamos tanto aquilo que é secundário, de uma certa forma é como se estivéssemos dizendo para Deus: “Quando der eu te priorizo”, ou, “deixa só eu ajeitar algumas coisas aqui, Deus, que eu me volto para Ti”.

Procuramos deixar algo para os nossos sucessores, fazemos de tudo para nos estabelecermos, perdemos noites preciosas de sono com o medo do amanhã, até o dia em que Deus bradará dos céus dizendo: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)

Até que ponto não temos nos parecido com este rico insensato da parábola de Jesus? Até que ponto a nossa ganância e prepotência tem nos feito deixar Deus em segundo plano? Do que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8:36). Do que nos vale um tesouro na terra ao invés de um tesouro no céu? (Mt 6:19-21)

Que Deus venha ser o nosso alvo principal, que nossa prioridade venha ser o reino de Deus e a sua justiça, que aquilo que é secundário venha ficar exatamente onde deve ficar, ou seja, em segundo plano. E que a maior motivação de nossas vidas seja sempre a de viver para a glória de Deus.


Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes, deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Como já estamos perto do Natal, desejo-lhe um Natal Feliz e cheio de paz e saúde.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir