quinta-feira, 11 de maio de 2017

Exposição de Tiago 1:12-17 - Provação e tentação


Texto bíblico:

12- Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
13- Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14- Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15- Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16- Não erreis, meus amados irmãos.
17- Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


Que cristão está livre da tentação? O próprio Senhor não esteve (Mt 4:1-11). O verdadeiro cristão se encontra frequentemente em momentos de provação, todo cristão vive em um campo de batalha, não física, mas espiritual (Gl 5:17, Ef 6:12).

Mas, vamos analisar brevemente, com base no texto acima citado, como se dá este processo de provação/tentação/pecado:

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação – Talvez, ao ler este texto, muitos se perguntem: “como posso ficar feliz por estar sendo tentado?”, a resposta vem logo em seguida: porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. O principal objetivo da provação é a aprovação, quando saímos vitoriosos de uma provação, somos revigorados, fortificados e encorajados por Deus a nunca desistir. Glorificamos o nome de Deus ao mostrarmos na provação que nosso foco é Cristo, e que não há nenhum outro prazer em nós que não seja o de viver para a glória de nosso Senhor. (Gl 2:20)

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado – Este é um ponto que merece atenção. Muitos cristãos em meio ao grande sofrimento e tribulação com o qual são atingidos podem chegar a um grave erro de atribuir a Deus aquela situação, vindo a dizer: “só estou passando por isso porque o Senhor quer me ver pecar”, ou “por que Deus está me tentando desse jeito?”. Não, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Existem duas coisas neste texto que merecem distinção, são elas: PROVAÇÃO e TENTAÇÃO. Deus não tenta, Deus prova. E qual a diferença? É simples, vamos dar um pequeno exemplo:

Um cristão casado começa a ser “xavecado” por uma mulher atraente em seu trabalho, e isso se torna cada vez mais frequente. Mas ele não cede, ele resiste àquelas tentações, rejeitando o que poderia vir a ser um adultério; Veja bem, Deus poderia colocar um cristão diante desta situação para testar a sua fé de alguma maneira (Provação), repito, ele poderia ser colocado por Deus diante desta situação, mas Deus jamais o induziria a cometer qualquer pecado, Deus jamais ficaria em seu ouvido sussurrando: “vai lá, peque, ninguém está vendo (Tentação)”. JAMAIS! Tal pensamento é diabólico e não deve ser aceito pelo verdadeiro cristão. Mas então, se ele viesse a cometer o adultério, seria por causa do diabo, não é? Já que Deus a ninguém tenta. A isto digo, também não, mas isso nós veremos mais a frente, agora diremos porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Isso acontece simplesmente porque Deus é Justo, Santo e Bom (1 Jo 4:8, Mc 10:18). O mal não faz parte da natureza de Deus, é IMPOSSÍVEL Deus ser atraído por qualquer sentimento que vá contra a Sua natureza Santa e Justa. E isto é um motivo de indizível alegria ao verdadeiro cristão, pois sabemos que servimos a um Deus imutável (Ml 3:6). Logo, se Deus é Justo, Santo, Bom e imutável, estamos seguros, pois não servimos a um deus inconstante, mas a um Deus que é Eterno e perfeito em Sua totalidade.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência – Aqui esta a resposta para a indagação anterior: “Mas então, se ele viesse a cometer o adultério, seria por causa do diabo, não é? Já que Deus jamais pode tentar ninguém”. A resposta óbvia é NÃO! Muitos cristãos tem o costume de atribuir a outras pessoas (e até mesmo ao diabo) a culpa de suas próprias falhas, foi assim desde o princípio, desde Adão e Eva pra ser mais exato. Eva, ao comer do fruto que Deus havia proibido, culpou a serpente, Adão culpou Eva (Gn 3), e você, a quem tem culpado? Somos os principais responsáveis pelos pecados que cometemos. Se Deus decidisse aprisionar todos os demônios e potestades existentes em uma jaula, de forma que eles não viessem a influenciar as decisões humanas em nada, ainda assim o pecado estaria presente no mundo, pelo simples fato do pecado fazer parte da natureza humana caída, “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:23

O homem sem Deus e sem a ação do Espirito Santo em sua vida jamais poderá desejar aquilo que é bom. O verdadeiro cristão deve se humilhar diante de Deus, deve reconhecer seus erros, convicto de que é um pecador que carece das misericórdias e do perdão de seu Senhor. Pecamos porque nossas próprias concupiscências e cobiças nos levam a isso. Veja bem, pelas NOSSAS PRÓPRIAS concupiscências, não são pelas concupiscências de fulano ou sicrano, não são pelas concupiscências do diabo, mas pelas NOSSAS PRÓPRIAS concupiscências. O homem sem Deus é mal por natureza, e isto soa como ofensa aos não regenerados, pois eles buscam por seus próprios méritos e esforços a justificação de suas vidas. Mas nossa justiça é Cristo, e nosso mérito provém dEle (1 Co 1:30). Que venhamos a reconhecer a nossa total incapacidade de vencer o mundo por nossas próprias forças, e que jamais cheguemos ao ponto de culpar a terceiros por nossas próprias falhas, mas que procedamos de modo a nos sujeitar a Deus, resistindo ao diabo, para que assim, ele venha fugir de nós (Tg 4:7). Vivamos pelo Espírito, para jamais satisfazermos os desejos da carne (Gl 5:16).

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte – Encontramos aqui uma analogia entre o pecado e uma gravidez. Uma pessoa é tentada pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz, depois que a cobiça é concebida, o filho que dela nasce é o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte. Vale ressaltar aqui o seguinte, não é pecado ser tentado, Jesus foi tentado no deserto e nem por isso pecou (Mt 4:1-11; Hb 4:1). Quando algum desejo que desagrada a Deus surge em nossa mente ou em nossa vida, devemos rejeitá-lo, devemos o negar e o resistir com todas as nossas forças, isso não é fácil, mas não é impossível, pois “não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” 1 Coríntios 10:13 - Deus tem um escape para você! Fique firme, Ele está pronto a te ajudar.

Não erreis, meus amados irmãos, toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação – Em resumo, Tiago está dizendo: Tudo o que vem de Deus é bom. Não há nada que vindo de Deus possa ser mal ou sombrio, tudo, exatamente tudo que vem de Deus é bom, pois Deus é bom e nEle não há nenhum tipo de mudança, variação ou inconstância, pelo contrário, Ele é imutável, é Eterno e Perfeito.

As lições que podemos tirar desta passagem de Tiago são:

1- Devemos nos alegrar e nos regozijar diante das provações e tentações que somos submetidos, sabendo que elas nos estão produzindo um eterno peso de glória, muito superior a todo sofrimento que passamos 2 Co 4:17;

2- Não devemos jamais culpar a Deus pelas tentações que nos sobrevêm, porque Ele é bom, e não pode ser tentado e nem tampouco tentar a ninguém. Somos tentados pelas nossas próprias concupiscências. Devemos reconhecer isso, e jamais culpar a ninguém por qualquer erro que venhamos cometer;

3- Devemos nos sujeitar a Deus e resistir às tentações, para que o pecado não nasça, vindo a gerar morte;


4- Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom! Nada de mal pode vir de Deus, e tudo que vem de Deus é bom.

Por Hamilton Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário