quinta-feira, 8 de junho de 2017

“A LETRA MATA” (TEOLOGIA, PARA ALGUNS) É O PIOR CONSELHO QUE O DIABO PODERIA TE DAR!



A distorção desta passagem bíblica tem levado muitos cristãos ao erro; muitos tem se deixado enganar por lobos em pele de ovelha simplesmente por não dedicarem diariamente uma parte do seu dia para estudar as escrituras, sob o argumento de que “a letra mata”, uma referência à passagem de II Co 3:6. Este é um argumento utilizado por pessoas preguiçosas e sem zelo nenhum pelas Escrituras, e Deus não tem parte com os preguiçosos (Pv 6:6), nem com aqueles que negligenciam a Sua Palavra: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (Jo 5:39).
Muitas das vezes estas distorções vêm de cristãos verdadeiros, que são sinceros diante de Deus, porém, que de alguma forma se deixaram levar pela falsa interpretação desta passagem. A “letra” dita pelo apóstolo Paulo aqui nada mais é que a antiga aliança, a lei de Deus que veio escrita em pedras (II Co 3:7). Esta “letra” mostrou ao homem o seu pecado e a sua incapacidade de poder cumprir as exigências de um Deus Justo, porém Cristo veio e cumpriu a lei de Deus em sua totalidade, satisfazendo a justiça de Deus. Jesus nos justificou nEle pela fé e nos livrou do peso da lei, vindo por meio dEle um “novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” (II Corintios 3:6). Em Jesus a justiça de Deus é revelada pela fé, de modo que o justo viverá pela fé (Rm 1:17). Não estamos mais debaixo da lei (Gl 5:18).
A lei de Deus é boa, não é esta a questão aqui, tudo vai de como a entendemos e a usamos, pois como bem disse M. Henry: “até o Novo Testamento será uma letra que mata se for mostrado somente como um sistema ou forma, e sem a dependência do Espírito Santo para dar poder vivificador”.
Negligenciar a Palavra de Deus é o mesmo que negligenciar o próprio Deus: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6  
Não caia neste engano, não seja preguiçoso. O estudo da Palavra de Deus trás vida e não morte, se usado na total dependência do Espírito Santo.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Timóteo 2:15
“BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1:1-2)
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4:12)
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:11)
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105)

Por Hamilton Fonseca







Nenhum comentário:

Postar um comentário