sábado, 30 de dezembro de 2017

AMONTOANDO BRASAS DE FOGO SOBRE A CABEÇA DO INIMIGO



“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:20,21

Este conceito, original de provérbios (Pv 25:21,22), foi usado pelo apóstolo Paulo mais de mil anos depois (Rm 12:20), e, ao contrario do que muitos pensam, ele não tem nada a ver com brasas na cabeça de quem faz o bem (significando até mesmo avivamento, como alguns dizem), e sim sobre a cabeça daquele que RECEBE o bem.

Esta passagem não trás nenhuma ligação com avivamento ou renovo espiritual, mas sim com vencer o mal com o bem (v.21; Pv 25:15).

“Havia um ritual egípcio, de expiação de culpa, segundo o culpado se obrigava a caminhar pela cidade com uma bacia de carvões em brasa sobre a cabeça. Sendo assim, essa metáfora, especialmente na época de Salomão, podia ser compreendida perfeitamente: A bondade pode fazer o papel das brasas vivas na consciência de uma pessoa culpada, fazendo que ela se dobre a verdade e abrace a sensatez (Ex 23:4,5;; 2 Rs 6:21-23; 2 Cr 28:15; Pv 20:22)...” (nota da BKJA de Pv 25:21-22)

Jesus nos orienta a não somente amar os nossos inimigos, mas também a orar por eles (Mt 5:44). O testemunho carrega em si um poder muito forte de convencimento, aliás, uma fé sem obras é morta (Tg 2:17). Quando fazemos o bem a um inimigo, o fazemos repensar sobre os seus próprios feitos, inclusive sobre o mal que tem praticado contra nós, é neste sentido que as “brasas vivas” se acumularão sobre a cabeça dele. A boa ação para com o inimigo poderá fazer com que este venha a refletir sobre as suas obras, podendo vir assim a se arrepender de suas maldades, aplacando a sua ira e até mesmo ser alcançado pelo amor de Cristo, vindo a abraçar a fé através do bom testemunho de um cristão verdadeiro. “A resposta branda (ações brandas e de amor também) desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1)

“Brasa viva: Uma expressão proverbial que significa manter viva (por meio das boas ações que você faz ao seu inimigo) a lembrança do erro que ele cometeu contra você (que deve doer nele como se brasas vivas estivessem amontoadas sobre sua cabeça), para que ele se arrependa o mais rápido possível. Os árabes denominam coisas que causam fortes dores mentais como ‘brasas queimando na cabeça’ e de ‘fogo no fígado’.” (dicionário de Strong, G440)

A melhor maneira de se tratar um inimigo é fazer dele nosso amigo. Porventura, não foi exatamente isso que Deus fez por nós?!

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (inimigos). Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados (feitos amigos) com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados (feitos amigos), seremos salvos pela sua vida.” (Romanos 5:8-10) 

25 comentários:

  1. Me ajudou essa reflexão. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abriu um leque na minha mente eu tinha um entendimento agora eu compriendi realmente o significado do q e brasa viva sobre sua cabeça e muito forte q Deus continue te usando para tira as duvidas de todos.

      Excluir
  2. Muito boa explicação, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela clareza da explicação. Que o Senhor continue te abençoando

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito e bem explicado esta passagem.

    ResponderExcluir
  5. Bom trabalho obreiro, precitava dessa explicação. Jesus lhe recompense

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua explicação
    Agora sim entendi
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por este estudo. Sempre tive dúvidas sobre esta passagem. Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  8. Obrigado tirei grande aproveito Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  9. O que dizer diante de um grupo de irmã de ciculoc de oração que leva o nome brasas vivas ,Maiana verdade só tem pessoas que falam mal das outras ficam de panelinha muitas falcidades sou regente estou sofrendo diante do que vejo e sinto sinto que não louvam com a alma me ajude em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Aonde foi estrado que tinha um ritual no Egito antigo que pegava o culpado e andava com uma bacia de carvão procurei e não achei nada sobre isso pode me dizer por favor

    ResponderExcluir
  11. Desculpa primeira mente paz do senhor Jesus Cristo para todos e um bom dia

    ResponderExcluir
  12. Excelente meu prezado irmão, que CONTINUE desfrutando deste manancial extraindo estás maravilhosas colocações ou interpretações.

    ResponderExcluir
  13. Achei uma bênção, eu mesmo tinha a outra visão sobre essa passagem! Muito edificante

    ResponderExcluir
  14. Que benção, aprendi com esse estudo pois entendia essa mensagem de forma errada..que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  15. posso garantir, não ha bem q faça a quem te quer o mal que lhe coloque a pensar seus sentimentos e ações e o ajude a ser melhor. fiz isto por 9 anos e tive a vida destruida. as brasas s amontoaram sobre a minha vida e o outro procurou outras vitimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em intercessão com batalha espiritual a 15anos e reconheço muitas vezes ser tentado largar tudo e voltar ao vômito mas renovado pela misericórdia,amor e livramentos do SENHOR nos outros 34 anos buscando perseverança na oração.

      Excluir
  16. Realizamos culto caseiro entre familiares, amigos e convidados está explicação abriu os olhos p/ praticar com mais entendimento o perdão e orar mais.

    ResponderExcluir
  17. A expressão proverbial ‘amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça’ (Pv 25.22) foi adotada por S. Paulo para exprimir a vergonha ardente que os homens devem sentir quando o mal que fizeram é pago com o bem (Rm 12.20).

    ResponderExcluir
  18. A expressão proverbial ‘amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça’ (Pv 25.22) foi adotada por S. Paulo para exprimir a vergonha ardente que os homens devem sentir quando o mal que fizeram é pago com o bem (Rm 12.20).

    ResponderExcluir