terça-feira, 16 de junho de 2020

NÃO USE O PÚLPITO PARA SATISFAZER O SEU EGO



“Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado”. 1Co 2.1-2

Não são poucos os que se utilizam dos púlpitos para a autopromoção. Para um verdadeiro show de vaidades. Só que o seu João que tá sentado ali no banco de trás da igreja, que possui pouca instrução e alfabetização, não precisa e não tem nenhuma necessidade de ficar ouvindo o seu vasto conhecimento linguístico, ou como você sabe pronunciar tão bem os textos originais das Escrituras. Não, o coração do seu João precisa ser abraçado pela simplicidade do evangelho, pela doçura do que pode ser tocado e compreendido pelo menor dos pequeninos. Sim, pelo puro e simples cristianismo, como diria o título em português de um conhecido livro do Lewis.

Se aprouve a Deus ocultar os seus mistérios dos grandes e cultos aos seus próprios olhos, para os revelar aos pequeninos, quem és tu, ó mortal, para fazer o contrário? Quem és tu para tornar inacessível as boas novas do Deus que confunde os sábios? 

Este texto não é uma objeção a eloquência, mas ao exibicionismo. A métodos arrogantes e infrutíferos que de nada servem. Se a sua intenção ao subir em um púlpito, ou aonde quer que seja, para proclamar o evangelho do SENHOR Jesus Cristo, for a de transparecer o quanto você conhece as Escrituras, ou o quanto você é bom no que faz, largue o microfone e volte para o banco, não acumule juízo sobre si mesmo. O SENHOR bem conhece aqueles que possuem como única motivação o fato de serem chamados de mestres pelos homens (Mt 23.7), e a recompensa destes se limita apenas a esta vida. (Mt 6.5)

A proclamação do evangelho deve ser acessível a todos. A lógica de Paulo pode muito bem ser aplicada aqui: "O mesmo acontece com vocês. Se usarem palavras incompreensíveis, como alguém saberá o que estão dizendo? Será o mesmo que falar ao vento." (1Co 14:9) - E cá entre nós, não existe nenhum proveito em se falar ao vento.

Anuncie as boas novas de uma forma simples, acessível e compreensível. Ser for usar algum termo ou exemplo mais complexo, explique-o de uma maneira que todos irão entender. Se os mais intelectuais rejeitarem a sua fala devido a sua simplicidade, fique tranquilo, é exatamente isso que o SENHOR quer (1Co 1.18-25). Deus não te levantou para agradar a homens, entenda isso!

Sempre que for anunciar o evangelho, lembre-se desta ilustração:

Do mesmo modo que um bom e grande cobertor alcança e aquece todo o corpo, assim também deve ser a proclamação das boas novas. Não como aquele curto lençol que cobre o rosto e descobre os pés, ou que cobre os pés e desprotege o rosto. Mas como um bom e extenso manto que cobre e aquece todo o corpo, dos pés à cabeça, nada ficando de fora.

Pregue e evangelize de um jeito que todos irão entender, de uma forma que todos serão alcançados. Não permita que o orgulho e a soberba tirem de suas palavras o foco e o centro que deve ser Cristo; busque diminuir, e diminuir cada vez mais, para que Ele, e somente Ele, venha crescer e resplandecer sobre todos que te ouvem. lembrando-se sempre que não é: “...por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (Zc 4:6)

PS:

  1. Como dito acima, este é um texto direcionado ao exibicionismo, quer seja na pregação, evangelização, músicas e etc;
  2. Cristãos mais simples precisam e devem ser motivados e incentivados a crescerem na graça e no conhecimento do SENHOR, através do estudo e da meditação nas Escrituras, mas este não é o ponto deste texto;
  3. Não confunda esta advertência ao exibicionismo como um apelo a ignorância. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. 

Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário