quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os pagãos que nunca ouviram o evangelho estão perdidos?



“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.” Romanos 1:20

“Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado... De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;

Pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.

Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.” Romanos 2:12; 14-16

Qual é, então, a resposta de Deus à pergunta: “Os pagãos que nunca ouviram o evangelho estão perdidos?”. Os pagãos são condenados por não viverem de acordo com a revelação que lhes foi dada por Deus na criação. Em vez disso, tornam-se idólatras e, consequentemente, entregam-se a uma vida de depravação e impudicícia.

Suponhamos, porém, que um pagão viva de acordo com a revelação que lhe foi dada por Deus. O que acontecerá se tal indivíduo se livrar dos seus ídolos e buscar o Deus verdadeiro?
Na opinião de alguns, se o pagão viver de acordo com a revelação de Deus na criação, Deus lhe enviará a luz do evangelho. Um exemplo citado é Cornélio. Suas orações e esmolas subiram para memória diante de Deus. Então, Deus enviou Pedro a fim de lhe dizer como ser salvo (At 11:14).

Para outros, se um individuo crer no Deus vivo, único e verdadeiro conforme este é revelado na criação, mas morrer antes de ouvir o evangelho, Deus o salvará com base na obra de Cristo no Calvário. Apesar de o individuo não saber da obra de Cristo, Deus a leva em consideração em favor de tal individuo quando este crê no Senhor com base na revelação que recebeu. De acordo com essa linha, foi assim que Deus salvou as pessoas antes do Calvário e é desse modo que ele continua a salvar os retardados mentais e as crianças que morrem antes de saber distinguir entre o bem e o mal.

A primeira linha de raciocínio pode ser corroborada pelo caso de Cornélio. A segunda não tem base bíblica para a era depois da morte e ressurreição de Cristo (ou seja, a nossa) e minimiza a necessidade do evangelismo ativo.

Bibliografia:

Bíblia Sagrada

MacDonald, William, 1917-2007. Comentário bíblico popular, Antigo testamento/ editado com introduções de Art Farstad – São Paulo: ed. Mundo Cristão, 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário