sábado, 15 de junho de 2019

SEM DEUS, SUAS VITÓRIAS NÃO PASSAM DE DERROTAS



Texto bíblico: “Os olhos do SENHOR passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a ele.” 2 Cr 16:9

Confiar plenamente em Deus não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem um coração tão enganoso (Jr 17:9). Confiar plenamente em Deus é algo que requer não somente uma disposição ou vontade, mas também uma disciplina constante.

Muitas vezes, quando surgem os dias maus, somos tentados a confiar em carros e em cavalos, olhamos para o problema e nos levantamos imediatamente contra ele, ao invés de nos curvarmos confiantemente diante de Deus. Levamos a mão prontamente à espada, enquanto deveríamos levantá-las de imediato ao Soberano do universo, em busca de seu socorro. Foi exatamente isso que o rei Asa fez, no contexto da passagem de abertura deste texto.

Asa já havia testemunhado a mão poderosa de Deus agir em seu favor em situações anteriores, situações muito mais complexas das que ele estava enfrentando, diga-se de passagem. Nestas ocasiões, Asa confiou no SENHOR, e o profeta o fez recordar disso com as seguintes palavras: “você confiou no SENHOR, e ele entregou os teus inimigos em tuas mãos” (v. 8). Confiar em Deus sempre será a melhor opção.

O pecado de Asa foi confiar no homem, ao invés de confiar em Deus (v. 7). Sua primeira reação foi buscar apoio humano, e não divino. Isso fez com que ele saísse para a peleja como um gato, sendo que poderia ter saído como um leão. Deus teria entregado em suas mãos não somente Baasa, mas também os Sírios (v.7). O SENHOR faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3:20).

Asa venceu, mas perdeu. Sua vitória foi reprovada por Deus, e seu reinado foi entregue as consequências de sua falta de confiança no SENHOR. Suas vitórias não passarão de derrotas, se elas não forem o resultado de uma plena confiança em Deus. De nada vale ter o aplauso dos homens, quando se tem a reprovação do SENHOR.

Deus quer que você confie nEle, que você recorra a ele, não somente nas coisas grandes, mas também nas pequenas. Em cada decisão, em cada passo que você der, tenha Deus a sua frente, e não tenha dúvidas de que essa será a melhor escolha que você poderia ter feito. “Entregue seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele o ajudará.” Sl 37:5

Quando vierem os dias maus, entre no seu quarto, tranque a porta, dobre os joelhos, clame a Deus, em seguida, espere confiantemente no SENHOR, e veja como o Soberano do universo trabalha em favor daqueles que O amam.

“Desde a antiguidade não se ouviu, nem se percebeu, tampouco escutou-se comentários; nem olho algum sequer vislumbrou outro Deus além de ti, que age em favor daqueles que nele depositam sua esperança.” Is 64:4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário